topo
Espiritualidade
25/01/2012 18:41:09 - Atualizado em 25/01/2012 18:41:09
Quais Vasos no Cenáculo
E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, 'que ouvistes, disse Ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo...

  Quais Vasos no Cenáculo

O Endereço

"E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, 'que ouvistes, disse Ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias'" (At. 1, 4-5).

E em Jerusalém eles permaneceram. Ainda traziam em suas mentes e corações os últimos acontecimentos. Ali, Jesus entrou como Rei, instituiu a Ceia, entregou o mandamento do amor, mas também foi cruelmente flagelado, sofreu o tormento da cruz e morreu. Em poucos dias os discípulos provaram um misto de sentimentos e reações. E foi também em Jerusalém que na madrugada do primeiro dia da semana, Ele ressurgiu triunfante sobre a morte.

Estar em Jerusalém era recolher cada um desses momentos, mas de uma forma especial. O permanecer ali tinha um endereço certo; não era qualquer lugar. "Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado. Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer" (At. 1, 12s). Era à luz do que aconteceu no cenáculo que eles haveriam de compreender tudo o que acontecera e o que ainda estava por vir. E a mensagem do Cenáculo é uma só: o Amor se doando!

A Graça

Durante aqueles dias que precederam Pentecostes, o Espírito Santo já estava agindo no coração dos apóstolos, curando as feridas surgidas com a paixão e morte de Jesus, restaurando a experiência de amor, que fora maculada pelo afastamento e negação, preparando-os para a missão que haveriam de receber.

"E chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. Ficaram todos cheios do Espírito Santo..." (At. 2, 1.4). O transbordamento! A efusão do Espírito é um movimento em direção ao outro, ao mundo. É a Boa Nova de Jesus avivada no coração de cada discípulo para ser partilhada com todo homem e mulher de boa vontade.

A ação do Espírito nessa dupla perspectiva é uma dádiva para nós hoje . Também hoje o Senhor quer nos levar ao Cenáculo para nos restaurar e renovar nosso amor; também hoje ele quer nos tornar arautos na comunicação de sua Boa Nova.

Deixe-se tocar e ser cheio da unção do Espírito! 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.