topo
Espiritualidade
25/01/2012 18:42:28 - Atualizado em 25/01/2012 18:42:28
Restaurando sonhos

Há uma música de Ludmila Ferber que me toca particularmente, tanto pela força da melodia que eleva, quanto pela intensidade da letra. Confira:

Se tentaram matar os teus sonhos, sufocando o te coração./ Se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visão./ Não desista, não pare de crer. Os sonhos de Deus jamais vão morrer. / Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar. / Levanta teus olhos e vê:Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visão. / Recebe a cura, recebe a unção;unção de ousadia, unção de conquista,unção de multiplicação.

Essa música nos remete diretamente à história de José do Egito (Gn. 37 - 50). Vale a pena você ler toda a história. José era um homem de sonhos, alguém exuberante em sua expressão. Transbordava amor e generosidade. Tudo para ele transbordava vida, até mesmo em suas noites de sono, quando era visitado por Deus em seus sonhos. Seus irmãos começaram, pois, a pensar como se livrarem dele. E essa raiz de amargura que contamina a mente e os sentimentos (Hb. 12, 15) neles penetrou pela inveja e o ódio.

Tanto fizeram que o venderam aos ismaelitas. A história prossegue, tornando-se ele servo de Putifar, no Egito. "O Senhor estava com José, e tudo lhe prosperava" (Gn. 39, 2). Uma grande fome veio sobre toda a região, mas José, já sendo governador de todo Egito, inspirado pelo Senhor, encheu todos os reservatórios do Egito, de modo que todos tiveram o que comer nesse período, além das nações vizinhas que recorriam ao país para serem socorridas. O mesmo aconteceu com os irmãos de José que ao Egito recorreram, sem saber que era José o governador. Após uma série de provas, José revelou-se aos seus irmãos e perdoou-os. Disse: "Não temais: posso eu pôr-me no lugar de Deus? Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo." (Gn. 50, 19-20).

Você é responsável pelos seus sonhos

José, alguém que não se deixou envenenar pela mágoa e que com sua fé deu a volta por cima. Não deixou de sonhar e seus sonhos restauraram uma nação inteira. Ferido pode estar o seu coração, como certamente estava o de José, mas essa ferida pode ser curada através da força do perdão que Deus pode liberar sobre você.

Lembre-se que, em última análise, é você o responsável pelos seus sonhos. Podem até tentar matá-los, mas se você não se deixar amargurar, Deus pode até mudar você de lugar para que seus sonhos não morram e possam produzir frutos abundantes. Mas é importante fazer notar também que os nossos sonhos precisam estar coadunados com os sonhos de Deus, seus planos para sua vida. E como se sabe quais são os sonhos de Deus? Na verdade, nem sempre eles são explícitos. Muitos deles vão se manifestando à medida que caminhamos. Para garantir, pois, uma sintonia entre os seus sonhos e os sonhos de Deus é necessário andar em sintonia com o Senhor, em obediência à sua Palavra. Mesmo em terra estrangeira, José jamais afastou-se do seu Deus, antes era-lhe submisso em tudo.

Tudo concorre para o seu bem

Deus quer restaurar os seus sonhos e tudo aquilo que na sua vida possa estar levando a uma descaracterização do plano que Ele tem para você. Mas é necessário que você saiba também aguardar o tempo de amadurecimento de cada coisa. Quantos anos se passaram desde aquele dia terrível em que José foi vendido como escravo e quando se reencontrou, já como governador do Egito, com seu pai já bastante idoso? Portanto, espere! Semeie na fé! Persevere!

Há uma unção especial da parte de Deus para você e ela vem da presença do Espírito Santo em sua vida, da autoridade da Palavra e da força da oração. E essa unção é sua para multiplicar as bênçãos em todas as áreas de sua vida. E você provará que, realmente, "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são seus eleitos, segundo seus desígnios" (Rm. 8, 28). 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.