topo
Espiritualidade
25/01/2012 19:07:43 - Atualizado em 25/01/2012 19:07:43
Preparando o Caminho
É uma prática saudável nessa época, o costume de se fazer um balanço sobre o ano que passou e traçar metas para o ano que vai nascer.

É uma prática saudável nessa época, o costume de se fazer um balanço sobre o ano que passou e traçar metas para o ano que vai nascer. Proponho a você tomar um texto do profeta Isaías que é lido nessa época do advento para que você possa fazer essa revisão (Is. 43, 3-4).

"Uma voz exclama: 'Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus... Corrigir o que está tortuoso. Quem anda com a vida muito tortuosa, costuma agir como motoristas imprudentes numa estrada com muitas curvas: não diminui a velocidade nas curvas e o carro pode acabar capotando. Cuide para que sua vida não capote numa dessas tortuosidades. O que precisa de retidão em sua vida?

"Que todo vale seja aterrado... O vale é símbolo das tribulações, tristezas, depressão, perdas e dores. O Senhor não só exorta para que seja consertado o que está fora do lugar, mas faz uma promessa de restauração. Saiba que esse vale será aterrado em sua vida com a terra do Monte Calvário, banhada pelo Sangue de Jesus. Ele trará cura para as áreas de vale em sua vida. Existe algum vale, profundo ou não, precisando ser aterrado em sua vida?

"Que toda montanha e colina sejam abaixadas... Aquilo que se eleva: o orgulho, a presunção, os preconceitos diversos, tudo que separa as pessoas entre si e de Deus. Por vezes pode-se quebrar um relacionamento por causa do orgulho. Que montanhas precisam ser abaixadas em sua vida, em relação a que e a quem?

"Os cimos sejam aplainados... Irmão do orgulho é o egoísmo, que leva ao fechamento, a pensar só em si e nas suas coisas. O egoísmo tem muitos "filhos" que andam disfarçados em nossos atos e palavras. É preciso discernimento para apontá-los em nós e não nos outros. Você consegue perceber alguma dessas manifestações do egoísmo em sua vida?

"Que as escarpas sejam niveladas." Consideremos aqui os relacionamentos que temos com as pessoas. Pensemos nas arestas, no que fere as pessoas, que causa distanciamento, dor e até morte. Pode-se jogar o outro ao chão por meio de uma palavra. Que traços em sua personalidade, atitudes e palavras estão machucando o outro em seus relacionamentos?

O texto bíblico continua dizendo que "então a glória do Senhor manifestar-se-á" (Is. 40, 5ª). Quando se prepara a estrada, fica muito mais fácil de caminhar. Que tal preparar dessa forma o ano que vai nascer?

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.