topo
Espiritualidade
25/01/2012 19:33:25 - Atualizado em 25/01/2012 19:33:25
Portas, Mudanças e Entrega

Assisti nesses dias um emblemático filme de 1997, chamado O CUBO. Seis pessoas acordam em um espaço estranho e não sabem como chegaram ali. Tratava-se de um enorme cubo, com centenas de salas na horizontal e na vertical. Portas se abriam e fechavam e reservavam perigos de todas as espécies. Por mais que passassem de uma sala para outra, eles não conseguiam sair da estrutura. O desespero ia tomando conta de todos à medida que avançavam e não chegavam a lugar nenhum.

Portas que se abrem e fecham e não levam a lugar nenhum! Fico pensando se não seria isso uma das metáforas do inferno: as portas simplesmente não dão acesso a lugar algum, só a perigos e dores. E o desespero aumentando!... O céu, por outro lado, nesta mesma analogia, penso ser o lugar de constantes portas se abrindo e, cada vez mais, novas e maravilhosas realidades vão se despontando.

Uma porta que se abre sempre dá acesso a um lugar. Mas todo espaço onde existe uma entrada, supõe também que exista uma saída. Você entraria num lugar onde soubesse que não poderia mais sair dali?

Nossa vida é uma sucessão de portas que se abrem e que se fecham. Quando se entra por uma, ao se voltar, o espaço anterior já não é o mesmo. Citemos, por exemplo, a pessoa que é solteira e que entra pela "porta do casamento"; se ela se separa, o estar novamente solteiro não é da mesma forma como antes do casamento. Quando passamos por uma determinada porta, o que ficou para trás imediatamente se modifica, pois o "lugar" a que tivemos acesso interage conosco e, de alguma forma, nos muda. Portanto, é preciso também ser cuidadoso para discernir e se escolher onde se entra.

Se cremos que Deus está no controle de todas as coisas, sabemos que é Ele Quem, na verdade, determina o que se abre e o que se fecha: "Se Ele abrir, ninguém fechará; se fechar, ninguém abrirá" (Is. 22, 22). Submeta todas as portas de sua vida a Ele, pois para que algumas portas se abram é necessário que outras se fechem. Pode até ser que algumas portas ainda não tenham se aberto em sua vida porque você teima em deixar uma outra aberta, quando, na verdade deveria estar fechada.

Proponho a você uma atitude prática nesse mês: viva na perspectiva da ENTREGA. Submeta todas as portas de sua vida ao Senhor. Isso não implicará numa abdicação de sua liberdade, mas no seu correto direcionamento. Como símbolo dessa entrega, marque as portas de sua casa com óleo ou água benta.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.