topo
Espiritualidade
25/01/2012 20:22:53 - Atualizado em 25/01/2012 20:22:53
Irradiar

Quando anjos nos visitam

Metrô do Rio de Janeiro. Trem cheio. Eu me preparava para descer na estação Carioca. Já me encontrava de pé, próximo à porta, quando uma senhora aproximou-se e disse:

- Você é uma pessoa muito iluminada. Deus irá usá-lo muito em sua Obra.

De certa forma, assustei-me com aquelas palavras ditas por uma pessoa que eu nunca tinha visto na vida. Ela somente falou isto e desceu da composição na estação Uruguaiana. Foi algo tão rápido que nem cheguei a ver o rosto dela direito, mas tratava-se de uma pessoa simples, de cabelos longos e amarrados. Antes que o trem partisse, ela já havia desaparecido no burburinho. Aquilo me marcou profundamente, tanto que estou partilhando com você esta experiência, mesmo tendo passado alguns anos.

Seria um anjo de Deus? Você não precisa acreditar nisso – e não é doutrina da Igreja – mas creio que anjos se materializam certas horas, como nos mostram as Escrituras. Anjo ou simplesmente uma mulher, aquelas palavras constituíram-se em uma poderosa visita de Deus ao meu coração. Fico pensando naquele anjo que apareceu a Elias próximo a Bersabéia, dizendo-lhe: “Levanta-te e come, pois tens um longo caminho a percorrer” (1Rs. 19, 5-8). Certamente, a palavra do anjo provocou uma grande onda de energia no interior de Elias, muito além do que o pão cozido poderia lhe dar.

De uma coisa estou certo: quando a unção de Deus está em nossos lábios, a palavra penetra profundamente e faz a diferença.

  Canais para Deus

Recentemente, estive celebrando na igreja de meu bairro em Juiz de Fora. Foi-me contado por minha mãe, que ali estava uma moça afastada da Igreja e desgostosa com a fé. Ela havia ido à missa por influência de sua mãe. Após aquela missa, a moça mudou: voltou a freqüentar a Igreja, ficou mais serena com ela mesma e a família. Foi a mãe da moça que contou à minha mãe. Naquela missa, eu fui o canal pelo qual Deus tocou aquele coração e começou a fazer uma obra de transformação.

Já me aconteceu algumas vezes de estar com pessoas e elas começarem a falar de si mesmas e de seus problemas e outras ainda que disseram que eu lhes transmitia serenidade, isto sem que eu me identificasse como padre. Fico muito feliz com isso, pois sei que é a presença daquele que em mim habita que está se manifestando. Não me sinto melhor do que ninguém por causa disso, mas especial sim. Especial como todo aquele que se abre à presença divina, pois todos somos únicos e especiais diante de Deus.

As histórias se multiplicam e talvez você mesmo tenha casos semelhantes a este para partilhar.

  Quais luzeiros em meio ao mundo

Embaixadores de Cristo (2Cor. 5, 20)! O embaixador é sempre delegado para exercer a diplomacia em nome de um determinado estado. E não só é delegado, mas investido de poder para tanto. Quando a Palavra diz que somos embaixadores, é porque recebemos o selo divino sobre nós para promovermos aquilo a que fomos enviados, no caso, a Reconciliação.

Dizem alguns que existe em torno de nós uma aura, definida como um “elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos; é, por vezes, também considerada como um atributo inerente aos seres vivos” (Wikipédia). Não entrarei no mérito da questão se existe ou não uma aura, mas certamente sabemos que seres iluminados emanam luz e seres sombrios acabam por emanar escuridão. Paulo, o apóstolo, afirma que numa “sociedade depravada e maliciosa, brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida” (Flp. 2, 15-16).

Não se trata de uma estratégia a ser seguida, de fazer algo; é uma questão de Ser! Quanto mais próximos da luz, mais a luz estará em nós. Isso não significa, tampouco, que não existam áreas ainda marcadas por sombras em nós, que precisam ser trabalhadas e trazidas à luz para que sejam curadas e transformadas.

Somos e sempre seremos vasos de barro: “Porque Deus que disse: ‘Das trevas brilhe a luz’, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo. Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós” (2Cor. 4, 6-7).

Há luz em você! Há um extraordinário poder em seu interior! Há um “corpo” de luz que o circunda! Há um enorme potencial de transformação agindo em você e a partir de você! E tudo isso é graça, é fruto da presença divina! Você sempre será um vaso de barro e quanto mais consciente disso você estiver, mais Deus poderá livremente agir através de você. Liberte-se do medo! Solte-se! Deixe-se ser usado por Deus! Faça a diferença neste mundo! Não importa que sejam coisas modestas; talvez uma simples presença. Mas não se omita. Não guarde aquilo que você recebeu, pois se assim o fizer, tirado lhe será. Não é para você mesmo ou para sua glória, mas para fazer resplandecer a face de Cristo em meio ao mundo.

Desta forma, reveja o seu tipo de presença nos diversos ambientes onde você vive. Cuide para que suas palavras, gestos, expressão facial, etc., sejam manifestadoras da reconciliação luminosa de Deus. Quanto mais você estiver impregnado de luz, mais natural se fará essa irradiação. E se, de alguma forma, isso não acontecer, saiba pedir desculpas e tenha disposição interna para recomeçar.

Você pode e deve ser um anjo de luz junto ao outro. E saiba que anjos de luz sempre estarão próximos a você!  

Espiritualidade Março 2007

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.