topo
Espiritualidade
25/01/2012 20:26:18 - Atualizado em 25/01/2012 20:26:18
A sombra, o objeto e a luz!

Numa noite destas não dormi bem. Estava agitado. Minha mente pulava de um pensamento a outro, numa seqüência desgastante e quase incontrolável. Eu lutava para conciliar-me com o sono, mas quanto mais lutava mais agitado ficava. Não havia como conciliar-me com o sono sem antes reconciliar-me. As sombras das realidades sobrepujavam-nas.

Você já percebeu como, dependendo da forma como a luz bate sobre um objeto, a sombra que ele projeta é muito maior que o próprio objeto? Existe o objeto, a luz e a sombra do objeto.

Quando a sombra parece dominar

Eu estava apenas voltado para as sombras da realidade e elas eram muito maiores que a própria realidade. No tumulto interno em que me encontrava, estava me perdendo nelas. Por vezes, a noite aguça essa identificação, pois ela mesma é cheia de sombras e cantos escuros. Quando a gente se acha neste estado, nossas sombras internas pegam carona com algum acontecimento para se manifestarem.

As horas foram passando, até que tive um momento de lucidez. Comecei a distinguir o objeto de meus pensamentos da sombra que ele estava projetando. Da sombra, voltei-me para o objeto de minha preocupação e do objeto passei à luz que era lançada sobre ele. Perceba que não pode haver sombra se não houver uma luz projetada sobre o objeto. A luz vem para iluminar a realidade. Como conseqüência, a sombra é projetada.

O caminho da superação

Se você se sente envolto em sombras, alegre-se, pois não está no escuro. Onde a escuridão reina não há sombra, pois não há luz. Eduque-se a perceber que estes três elementos estão presentes: a sombra, a realidade e a luz! Se sua mente fixar-se na sombra, acabará por encontrar-se na escuridão. A mente ficará confusa, as emoções serão tomadas pela agitação e você poderá perder a capacidade de discernimento.

Volte-se para a realidade mesma, mas não fixe nela toda sua atenção, pois ela mesma pode ser perturbadora. Busque a luz que está em você para iluminar a realidade e dar-lhe pistas para a solução do problema que está enfrentando. Esta luz vem de sua interioridade tocada pelo Espírito Santo, que é a luz mesma, guiando-nos no caminho.

Naquela madrugada, comecei a orar. De início, eu rezava totalmente voltado para a situação em que me encontrava. Meu foco ainda estava na sombra e na realidade que eu vivia. Aos poucos fui me distanciando de ambas, concentrando-me na luz mesma, em Deus. Quando isso aconteceu, a paz começou a vir ao meu coração. A realidade conflituosa não havia sumido, mas eu a olhava com mais serenidade. Com isso, percebi que a sombra era apenas sombra. Estava em um processo de reconciliação. O sono veio, então, benfazejo brindar-me, levando-me ao descanso. Depois dessa luta interna, tive mais serenidade para enfrentar a situação, pois agora eu olhava a partir da luz e não da sombra.

Um método de superação

Esta, sem dúvida, é uma percepção que tenho pós-fato, mas tornou-se um método para enfrentar os momentos em que as sombras são muito grandes, parecendo ter até vida própria. Não importa se isso acontece em alguma madrugada insone ou nas horas do dia. Digo para mim mesmo: se percebo esta sombra é porque existe algo que está sendo iluminado, seja dentro ou fora de mim. Na força dessa luz, sou maior que toda sombra! Luz e harmonia inundam meu ser! Sombras e trevas não me podem vencer! 

Espiritualidade Maio 2007

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.