topo
Espiritualidade
25/01/2012 20:29:52 - Atualizado em 25/01/2012 20:29:52
Convergência <<< PROVIDÊNCIA >>> Divergência
Estar com o Coração de Jesus é entrar na sintonia de sua Divina Providência, sabendo que todas as coisas são nEle, por Ele e para Ele.

Estar com o Coração de Jesus é entrar na sintonia de sua Divina Providência, sabendo que todas as coisas são nEle, por Ele e para Ele. Não estamos dEle separados, não obstante ainda não se manifesta em nossa consciência a participação íntima que temos de sua Vida. Nosso coração se afasta, pode tomar rumos diferentes, isolar-se de seu divino querer e vontade. Estabelecemos sintonia com tantas outras coisas e perdemos o calor, o aconchego e a luz de sua presença.

A Providência atuando como convergência

Uma das formas como a Divina Providência atua em nós é fazendo pessoas e situações convergirem em nossa direção para nos abençoar. Olhe para sua história e você perceberá como pessoas e situações convergiram em determinados momentos para formar parceria com você. Pode até ser uma parceria momentânea. Algumas delas, você não tem nem mais lembrança de que aconteceram; outras se firmaram e tornaram-se uma parceria para estarem com você ao longo de todo seu caminho.

Para quem crê em Deus e participa conscientemente de sua intimidade, não existe coincidência, mas providência: uma providência que atua na convergência! Quanto mais o canal estiver aberto, mais essa convergência aumentará de forma milagrosa. Cada detalhe se fará especial. As pessoas e as coisas chegarão a você no momento certo. E você, por outro lado, será também o canal de convergência para outras pessoas, emanando vida, força e paz.

A Providência atuando como divergência

Imagine, por outro lado, você andando em uma calçada numa rua movimentada. Na direção oposta, vem uma pessoa muito querida sua e que há anos você não vê. Vocês estão para se deparar um com o outro frente a frente. Você, então, olha para uma vitrine que lhe chamou a atenção e ela olha para um carro que passou buzinando. Vocês se cruzam sem se verem e nem saberão que estavam por alguns segundos e metros um tão próximo do outro. Houve um movimento de convergência, mas de divergência de atenção também. O que impediu aquele encontro? Por que a convergência transformou-se em divergência? Não é simples de explicar. Pode até parecer que Deus não foi bondoso o bastante, possibilitando o encontro de vocês dois. Mas talvez seja exatamente o contrário: não era para acontecer. Ou pode ser que você não estava numa sintonia de convergência e isso o impediu de receber a atuação da Providência divina naquele momento. Não adianta ficar conjeturando. O que se tem a fazer é afinar sua sintonia de convergência!

Creio que a Providência atua também como divergência e não só como convergência. Um perigo, um mal que iria lhe acontecer é afastado repentinamente de você, porque no exato momento houve um desvio dos dois fatores. Normalmente percebemos quando há uma convergência de pessoas e situações, mas não quando há divergência. Você já imaginou de quantas coisas ruins você já teve o livramento e que você jamais saberá, exatamente porque não aconteceram?

Administrar a convergência e a divergência

Mas há ainda um outro fator a se considerar: não é porque algo convergiu em sua direção num determinado momento, que irá continuar a convergir. Aí vem a sua parte na história! Por que muitos casamentos terminam? Será que quando os dois se encontraram e cresceram no amor, não houve uma real convergência? Não estou falando dos relacionamentos inconseqüentes que andam por aí, mas de relações verdadeiras e amorosas. Isso também se aplica na vida profissional e espiritual. Muitas pessoas perdem o foco, a capacidade de zelar pela convergência.

Os conflitos, quando acontecem entre pessoas que mantêm uma sintonia de convergência não levam à separação, antes, afinam a convergência. Mas, sem dúvida alguma, é um momento de crise e precisam de atenção para não se perder a direção. Pode até ser que uma determinada parceria tenha cumprido o seu papel e tenha chegado ao final, mas isso não pode ser fruto de irresponsabilidade, falta de cultivo ou de competência para manter o foco.

A maravilhosa vida na Providência

É hora de renovar a profissão de fé no Coração Divino de Jesus, fonte de toda Providência. E, com isso, afinar também a sintonia com Sua atuação convergente e divergente para nosso crescimento. Não é maravilhoso viver num universo impregnado da presença divina e cheio de sentido? Então o que você está esperando? Entregue-se a este Amado Coração! Afine sua sensibilidade. Deixe-se guiar por sua intuição! Participe conscientemente do mover de Deus em todas as coisas! E saiba: Seu mover é sempre um mover amoroso! 

Espiritualidade Julho 2007

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.