topo
Santos Anjos
25/01/2012 20:32:04 - Atualizado em 24/08/2013 00:42:48
Anjos: Nossos amigos e irmãos do Céu

Eles foram enviados para estar próximos de nós! São nossos amigos espirituais! São leves, ágeis, joviais, formosos, belos, alegres, fortes, valorosos, fluidos, atentos, brincalhões, fiéis, bons escutadores, vigilantes, amorosos, firmes... Alguns foram designados a nós, quando nascemos. Um especial para cada pessoa. Existem anjos que são dados às nações, famílias, instituições, Igrejas... São milhões de milhões – incontáveis – e servem diante do Trono de Deus e no universo criado.

Muito próximos de nós

Segundo o Catecismo da Igreja Católica “Os anjos são criaturas puramente espirituais, incorpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade. Estes, contemplando incessantemente a Deus face a face, glorificam-no, servem-no e são os seus mensageiros no cumprimento da missão de salvação, em prol de todos os homens” (328-333; 350-351)

Colocado ao nosso lado como um amigo fiel que vigia noite e dia, quer, como todo amigo que nos ama gratuitamente, estreitar seu relacionamento conosco. Quanto mais nos aproximarmos dele, mais receberemos o toque suave de sua presença, guiando-nos normalmente através de nossa intuição e nos momentos de oração. Pode ser algo muito suave, quase imperceptível, mas ele estará sussurrando aos nossos ouvidos o melhor caminho a seguir, os perigos a evitar, a bênção que está para chegar.

“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá...” (Êx 23, 20-23)

Minha experiência pessoal com os Anjos

Há muitos anos descobri os Anjos em minha vida. Desde criança, aprendi a rezar a “Oração ao Anjo de Guarda”, mas não tinha um maior relacionamento com eles. Não sei qual foi o momento em que eles se apresentaram mais de perto a mim. Mas vieram com seu toque e comunicação de graça e força. Daí por diante, sempre recebo pequenos sinais de que eles estão por perto: alguém que é colocado no meu caminho na hora certa, uma suave fragrância que surge do nada, o livramento de algum perigo, algo perdido que é logo achado ao invocá-lo, uma dádiva surpresa, etc.

Um desses momentos aconteceu comigo em Paris. Éramos cinco pessoas andando por uma das ruas da cidade. Próximos a uma estação do Metrô, vi um ônibus parado que tinha como nome da empresa “Anjo”, escrito em português. Aquilo me chamou a atenção e comentei com meus amigos: - Eles estão por perto, vejam! Logo depois, entramos no Metrô. Era uma das maiores estações. O Metrô de Paris é enorme (são doze linhas) e as indicações de direção nas estações não são nada claras. Uma pequena multidão circulava de um lado para outro. E nós ali, parados, tentando nos localizar. Foi quando apareceu um rapaz alto, funcionário do Metrô, oferecendo-se para ajudar. Até aí, nenhuma novidade, mas ele era brasileiro e conversamos alguns minutos animadamente. Tomamos a direção desejada e seguimos nosso caminho. Não tive dúvidas que havia um anjo ali por perto, colocando aquele jovem segurança brasileiro no nosso caminho.

Tenho também outras experiências mais fortes, ligadas ao combate espiritual, à resistências externas e internas que foram quebradas pela invocação especial dos Arcanjos e dos Anjos. Vejo como uma bênção o próprio fato de meus pais terem se casado no dia 29 de setembro – dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Este ano, eles completam 45 anos de matrimônio. Coincidência? Não acredito em coincidência, pura e simplesmente. Creio na Providência!

Talvez por isso, tenho sido levado a ministrar também sobre combate e autoridade espirituais. Esta é uma realidade que não podemos ignorar e que faz parte da vida cristã, “pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contras as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Fp 6, 12).

Sintonize-se!

Entre nessa sintonia espiritual. Não se ligue a especulações esotéricas sobre os anjos. Apenas creia que estão por perto e reze sempre ao seu anjo de guarda e aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Receba na sua vida aquilo que o Arcanjo Rafael disse a Tobit e seu filho Tobias: “Eu sou Rafael. O Senhor enviou-me...” (Tb 12, 14-15). E também à promessa de Deus vinda pelo salmista: “O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva” (Sl 33, 8).

Anjos, nossos amigos do céu! Sempre presentes, sempre operantes, sempre condutores no caminho para Deus! Nós vos acolhemos e vos saudamos: Salve, irmãos espirituais!

Saiba mais:

Número dos anjos: é incalculável. - Quantos? Não o sabemos. As Sagradas Escrituras falam-nos de “milhões de milhões e milhares de milhares” (Ap. 5, 11).

A Hierarquia Angelical: São agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os simples Anjos. Por sua vez, constituem três jerarquias. A primeira jerarquia: Os Serafins, Querubins e Tronos têm por missão o serviço principal perante o Trono de DEUS; a segunda jerarquia: Dominações, Potestades e Virtudes têm por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira jerarquia: Principados, Arcanjos e simples Anjos têm por missão o serviço junto à humanidade na Terra.

Os anjos na Bíblia e na Tradição da Igreja: Mais de trezentas vezes falam as Sagradas Escrituras no Antigo e Novo Testamentos acerca dos Anjos e se refere à sua intervenção no Mundo. A Igreja confirmou a sua crença nas palavras que a Bíblia nos transmite, definindo no IV Concílio Ecumênico de Latrão a existência dos espíritos angélicos (Cap. 1, d. 428)

Miguel: significa “Quem é como Deus”. Na Bíblia: Daniel 10, 13.21; 12,1; Apocalipse 12, 7; Judas 9.

Gabriel: significa “fortaleza de Deus” ou “homem de Deus”. Na Bíblia: Daniel 7, 13-15; 9, 24; Lucas 1, 19.33.

Rafael: significa “Medicina de Deus” ou “Deus cura”. Na Bíblia: sua manifestação acontece no livro de Tobias a partir do capítulo 6.

Anjos de Guarda: “Anjo” significa mensageiro não designa a essência de que são constituídos – são puro espírito – e sim a missão que desempenham. A festa dos Santos Anjos de Guarda acontece no dia 02 de outubro.  

 

Espiritualidade Setembro 2007

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.