topo
Espiritualidade
25/01/2012 20:37:49 - Atualizado em 25/01/2012 21:17:46
Diga para si mesmo: "Eu não estou só, porque o Pai está comigo!"

Inspiração: “Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo” (Jo 16, 32)


Reflexão:

Você já deve ter se sentido só. O ser humano traz uma solidão existencial que nada, nem ninguém, pode ocupar. Ninguém pode de fato sentir minha dor ou minha alegria. Ninguém pode entrar em meu coração. Isso pode assustá-lo e deixá-lo com medo, mas não precisa ser assim. Primeiramente, é preciso constatar que, em última análise, eu sou a referência de mim mesmo. E, a partir disso, reconciliar-me com minha solidão.

Não uma solidão desesperante, mas aquela necessária até mesmo para que eu seja uma presença mais plena junto do outro. Só pode visitar profundamente a solidão do outro aquele que está em contato com sua própria solidão. Esta solidão não é uma sensação de estar sozinho, mas a consciência de si mesmo. Esse tipo de solidão não produz tristeza e sensação de abandono. Ao contrário, nos abre ao espírito de comunhão e à presença daquele que é o único que sonda as profundezas de nossa alma: Deus!

Não pode viver reconciliado com sua solidão a pessoa que não é uma boa companhia para si mesma, que não alimenta o seu interior com coisas boas e dele vai tirando o que provoca amargura. Aliás, nunca confunda solidão com amargura. A experiência desta solidão a que me refiro afasta toda amargura. Jesus passou por um terrível momento de solidão e, no entanto, abriu-se totalmente à comunhão com o Pai e com cada um de nós. O maior sinal disso é a instituição da Eucaristia.

Atitude: Guarde alguns momentos para você estar sozinho. Preste atenção à sua respiração. Preste atenção ao ritmo do seu coração. Respire profundamente.

Espiritualidade Outubro 2007

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.