topo
Espiritualidade
01/02/2012 16:19:08 - Atualizado em 01/02/2012 16:20:49
Semana do Coração 2009: Volte ao Coração

Iremos dedicar a semana de 21 a 28 de junho para um especial recolhimento voltado ao Coração de Jesus. No domingo, dia 21 de junho, na missa das 11h30, iremos consagrar a semana ao Sagrado Coração. Reserve pelo menos 30 minutos diários para sua oração. Recolha-se. Predisponha-se espiritualmente. Silencie. Volte ao seu próprio centro, ao seu coração. Vá seguindo os passos oracionais que são propostos. No domingo, 28 de junho, também na missa das 11h30, você é convidado a trazer por escrito todas as entregas que você fez durante a semana.

            Sim, uma semana para se fazer uma profunda experiência do amor de Deus. O Coração é o símbolo dessa misericórdia entranhada do Pai que nos chegou através de Jesus. “Voltar ao Coração” é voltar ao centro, é purificar as próprias intenções, é rever a forma concreta como nos relacionamos com Deus, com as pessoas, com a vida. Veja o que diz o Papa Bento XVI:

            “Do horizonte infinito do seu amor, Deus quis entrar nos limites da história e da condição humana, tomou um corpo e um coração; para que nós possamos encontrar o infinito no finito, o Mistério invisível e inefável no Coração humano de Jesus, o Nazareno.

            “Em minha primeira Encíclica sobre o tema do amor, o ponto de partida foi o olhar dirigido ao lado transpassado de Cristo, do qual fala João em seu Evangelho (Jo 19,37; Deus Caritas Est, 12). E este centro da fé é também a fonte da esperança na qual fomos salvos.


            “Cada pessoa tem necessidade de um ‘centro’ da própria vida, de uma fonte de verdade e bondade no qual pode mergulhar nos acontecimentos das diversas situações e na fadiga cotidiana. Cada um de nós, quando fica em silêncio, precisa sentir não só as batidas do próprio coração, mas, em profundidade, o pulsar de uma presença confiável, perceptível com os sentidos da fé e, todavia, muito mais real: a presença de Cristo, coração do mundo. Convido, portanto, cada um a renovar no mês de junho a própria devoção  ao Coração de Cristo...”  (Papa Bento XVI)

1º Dia, domingo: Consagrando-se ao Coração de Jesus

            Faça hoje em especial sua consagração ao Coração de Jesus. Faça esta oração a cada dia da semana também:
            “Eu, ... , vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus, minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e sofrimentos. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo vosso e tudo fazer por vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto vos possa desagradar. Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem de meu coração, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconsciência, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
            Ó Coração de amor! Deposito toda a minha confiança em vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-vos ou que se oponha à vossa vontade. Seja o vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-vos, nem separar-me de Vós. Suplico que meu nome seja escrito em vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como vosso servo. Amém.”


2º Dia, segunda: Deus tomou um corpo e um coração
            Experimente a profunda riqueza da misericórdia de Deus que se fez homem por nossa salvação. Um coração pulsando em pura compaixão pela humanidade. Medite em Mateus 9, 35-38.
Reze: Coração Divino de Jesus, olha novamente nosso povo enfraquecido e abatido por tantas realidades. Volve o teu olhar compassivo para nós e tem misericórdia. Tu tomaste do nosso coração para que encontrássemos refúgio em teu Coração. Obrigado! Coração Divino de Jesus, providenciai!


3º Dia, terça: O infinito no finito
            Em você, além até mesmo de sua percepção; além das tempestades e problemas da vida; além até mesmo de seus pecados; naquele lugar mais recôndito de seu ser: ali o infinito toca o finito. Dali emana a luz curadora que procede do próprio Coração do Senhor. Silencie. Respire fundo. Medite. Contate esse centro. Medite no Salmo 138.
Reze: Coração Divino de Jesus, autor de meu próprio coração. Realidade mais profunda de minha alma. Verdade que me liberta de mim mesmo. Ponto de encontro entre o infinito da Divindade e o finito de minha humanidade. Eu adoro a tua presença em mim. Obrigado! Coração Divino de Jesus, providenciai!


4º Dia, quarta: Centro da fé e fonte de esperança
            Não é possível crer, se a própria graça de Deus não atua em nós. Agradeça hoje pelo dom da fé. E, porque você crê, a fonte de esperança jorrando do Coração de Jesus, pode chegar a você. Esta esperança não decepciona. Renove-a hoje pela fé. Medite em Romanos 5, 1-5.
Reze: Coração Divino de Jesus, eu creio, mas vem em socorro de minha falta de fé. Renovo minha profunda dependência do teu amor. Quando tudo se fizer escuro, esperarei em tua luz; quando o medo tomar conta de mim, esperarei em teu livramento; quando a morte chegar, esperarei em tua Vida. Amém! Coração Divino de Jesus, providenciai!


5º Dia, quinta: Voltando ao centro
            Volte ao centro. Por vezes vivemos na periferia de nós mesmos, alheios à nossa vida interior. Tomamos decisões, relacionamo-nos, gastamos nosso tempo e energia alheios à realidade mais profunda em nós. Volte ao centro! Ali você encontrará Deus. Voltar ao centro é encontrar o ponto de equilíbrio, o eixo em torno do qual você organizará sua vida. Medite em Romanos 8, 18-27.
Reze: Coração Divino de Jesus, nas longas horas que passavas junto ao Pai em oração, voltavas à tua identidade de Filho. Desse recolhimento em teu próprio Ser tiravas o vigor que se fazia comunicação de vida aos que a ti acorriam. Enquanto assim vivias, eu fico tão alheio a mim mesmo, ao que sou. Quero voltar! Aceita-me. Conduze-me. Coração Divino de Jesus, providenciai!


6º Dia, sexta: O pulsar de uma presença confiável
            Renove a sua confiança na presença contínua e amorosa de Jesus perto de você. Alguém que não o decepcionará, que o tomará pela mão e o conduzirá pelas sendas da vida. Gosto daquela frase que diz: “O Coração de Jesus bate forte por você”! Você está sentindo o seu coração pulsando agora em seu peito? Saiba que mesmo que ele se descompasse ou até mesmo pare, o Coração de Jesus continuará a pulsar como uma presença confiável. Medite no Salmo 22.
Reze: Coração Divino de Jesus, eu confio em Ti. E, confiando em Ti, confio a Ti meus afetos, minha saúde, minha família, meu trabalho. Confio a Ti o que tenho e o que sou. Confio a ti minha vida e minha morte. Que bom é poder confiar em Ti. Obrigado! Coração Divino de Jesus, providenciai!


7º Dia, sábado: Coração do mundo
            O mundo criado por Deus está ferido. Tanta violência, exploração, preconceitos, injustiças de todos os tipos. O coração do mundo precisa ser curado pelo Coração de Jesus. E a forma como Ele irá ministrar esta cura será por nossa intercessão e também por nossa ação. Pessoas transformadas sendo agentes de transformação. Discípulos-missionários do Mestre Jesus. Medite em Mateus 11, 25-29.
Reze: Coração Divino de Jesus, ferido que foste pela humanidade. Peito aberto a jorrar torrentes de vida abundante. Água que nos lava, sangue que nos purifica, fogo que nos abrasa e dá poder. Quero ser instrumento da tua graça para ajudar a curar o mundo. Tu que és o Coração do Pai pulsando em meio ao coração do mundo. Coração Divino de Jesus, providenciai!


8º Dia, domingo: Providência sempre pronta a socorrer
            Você pode esperar neste Divino Coração! Nele você encontra descanso e cura. A Sua Providência chegará a você da forma como você menos espera. É só confiar e abrir-se ao mover da graça que está presente em todos os seres. A Providência Divina chegará a você trazendo tudo o que você precisa para viver dignamente como filho de Deus. Lance-se nesta aventura espiritual. Abra-se a este mistério de amor pronto a atuar em seu favor. Sorria! Você está sendo amado! Medite em Efésios 3, 14-21.
Reze: Coração Divino de Jesus, providenciai! (repita hoje muitas vezes esta jaculatória)

 

Espiritualidade - Junho de 2009

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.