topo
Espiritualidade
01/02/2012 16:28:32 - Atualizado em 01/02/2012 16:49:09
A mensagem espiritual de Santo Afonso
O mês de agosto é muito importante para os Redentoristas, porque celebram, no dia primeiro, a festa de seu Santo Fundador: Santo Afonso.

O mês de agosto é muito importante para os Redentoristas, porque celebram, no dia primeiro, a festa de seu Santo Fundador: Santo Afonso. Momento de fazer memória da vida e da proposta espiritual do santo, que os Redentoristas procuram viver no seu cotidiano e na sua vida missionária.

O tema central da Espiritualidade Afonsiana é o amor a Jesus Cristo. A pergunta que santo Afonso se faz é porque o Filho de Deus se fez homem e porque teve que morrer. Mas sua pergunta é concreta e não hipotética. Não se pergunta se o Verbo se teria encarnado mesmo sem o pecado. Busca o porquê da encarnação e da paixão a partir do dado revelado e a única resposta que encontra é o amor. Toda a obra da redenção se resume no amor. Neste sentido, a encarnação e a paixão têm a mesma e única motivação: o amor. A encarnação nada mais é que o início da aniquilação que chega ao seu máximo na cruz. Encarnação e cruz são aspectos de um mesmo mistério da paixão de Deus pelo homem. A doação começada na encarnação, vai se concretizando na vida de Cristo até chegar ao máximo de sua expressão: a cruz. Todo o mistério da vida e morte de Cristo tem uma única chave de leitura: o amor que Deus tem pela humanidade, por todos, por cada um. Jesus não vive e morre por uns poucos, mas por todos, sem distinção.

Sua espiritualidade mostra-se eminentemente cristológica. Em Jesus, Deus-Pai revela o seu verdadeiro rosto: é amor e quer a salvação de todos. Deus mesmo se dá em Cristo. E no amor a Jesus Cristo se concretiza a resposta do homem, que se sente amado por Deus em seu Filho. A intenção salvífica de Deus é toda revelada em Jesus, nos mistérios da sua vida: encarnação, morte, ressurreição. Nossa resposta não pode ser outra senão amor.  A redenção é graça, dom, presente, iniciativa amorosa do Pai. Para Afonso, o mistério de Deus é antes de tudo a realidade de um Deus que se entrega, se doa. Tudo para atrair-nos, para que também nós nos entreguemos. Ao se perguntar por que Deus nos entregou seu Filho, encontra uma só resposta: por amor e para conquistar o nosso amor. O amor faz Deus sair de si e vir até nós. O mistério da abundante redenção se inicia com a encarnação, mas se faz ainda mais concreto na paixão. A encarnação tornou possível a entrega.

Outro tema central na sua espiritualidade é a Eucaristia, porque é um momento de profundo encontro com o amor Jesus, presente no sacramento. Para Afonso, a Eucaristia é o prolongamento do mistério da encarnação e da paixão de Cristo.  Em Prática de Amar a Jesus Cristo, afirma que “Cristo não pôde contentar o seu amor ao dar-se todo ao gênero humano com a sua encarnação e paixão, morrendo por todos os homens, mas quis encontrar um modo de dar-se todo a nós, por isso instituiu o sacramento do altar, para unir-se todo, com cada um de nós.”

O encontro do homem com Deus se deu na encarnação de Jesus. Na cruz, o homem foi definitivamente reconciliado com Deus. Este mistério de união do homem com Deus em Jesus se particulariza na Eucaristia, onde cada um recebe o Cristo como graça de salvação. A Eucaristia é o prolongamento na história da humilhação de Jesus para ser acessível a todo homem. É o melhor meio de encontro com o Verbo Encarnado, porque é atuação de sua encarnação, morte e ressurreição. Exatamente para fazer-se próximo, Jesus deixou o sacramento da Eucaristia. “É necessário compreender que Jesus está em nossos altares, como em um trono de amor e misericórdia para conceder graças e para demonstrar o amor que nos tem, ao querer ficar, dia e noite, tão escondido entre nós.” A Eucaristia é atuação completa do mistério da redenção: presépio e cruz. Os efeitos de salvação deste mistério podem ser adquiridos mediante a comunhão. A Eucaristia é, portanto, salvação para o mundo, enquanto atualiza a salvação realizada por Jesus Cristo.

 

 

Espiritualidade - Agosto de 2009

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Pe. Paulo Sérgio
 
não informado
não informado
não informado
Padre Redentorista. Atualmente reitor da comunidade São José - Belo Horizonte - MG.
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.