topo
Espiritualidade
01/02/2012 16:58:42 - Atualizado em 01/02/2012 16:58:42
Em tudo dai graças
Celebra-se, em 06 de janeiro, o Dia da Gratidão. Mas ser agradecido é daquelas características que nos tornam humanos, de fato.

 

Celebra-se, em 06 de janeiro, o Dia da Gratidão. Mas ser agradecido é daquelas características que nos tornam humanos, de fato. Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a gratidão é “o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor; uma emoção que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa. Frequentemente, vem acompanhado por um desejo de agradecer a ela ou com um gesto de reciprocidade”, explica a psicanalista.

                Saber agradecer deixa os ambientes mais leves, fortalece os laços relacionais, faz circular a energia da vida e nos aproxima, sobretudo, de Deus. Talvez não haja outro texto mais indicativo do valor da gratidão que a passagem da cura dos dez leprosos, narrada pelo Evangelho segundo Lucas.

 

Um texto bíblico sobre Gratidão

E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio da Samaria e da Galileia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou, glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse; Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”. (Lc. 17, 11-19)
               

Aquele homem recebeu algo muito mais precioso que a cura de sua enfermidade; recebeu intimidade, teve um encontro pessoal com Jesus e isso tornou-se para ele salvação. Da enfermidade à intimidade; da gratidão à salvação! Não é maravilhoso?

 

Quantas vezes você diz “OBRIGADO” a cada dia?

                Ser agradecido até mesmo pelas dificuldades. Agradecer a Deus, agradecer à vida, à natureza, às pessoas. Acho que não existe uma quantidade ideal para se usar esta expressão, mas tenho para mim que preciso dizer pelo menos vinte vezes “muito obrigado” diariamente. Procuro não fazer disso um automatismo, mas uma atitude constante que expresse profunda gratidão por tudo que me cerca.

                Seja um “muito obrigado” ou “bendito seja Deus” ou “glória a Deus”, é muito bom encher o ar com essa vibração. Também não irei dizer que algum palavrão mal calculado não escape desavisadamente de minha boca, mas já é espontâneo em mim soltar um “glória a Deus”, quando machuco ou quando algo não tão bom me acontece. E sabe de uma coisa? Me faz bem, me faz muito bem! Podem me chamar de fanático ou seja lá o que for. Sinto que com essa postura pessoal participo mais de perto do fluxo da vida. E ela me devolve em bênçãos!

 

Uma história sobre Gratidão

                Quantas histórias de gratidão podem brotar de nossas memórias!... Certamente em suas memórias há muitas histórias semelhantes à relatada abaixo por Dennis Alan. Ficaria muito feliz se, ao ler o que agora escrevo, um sentimento de gratidão fosse brotando em seu coração e você mesmo contasse as suas histórias.

“Uma mulher passou anos da vida trabalhando, lavando as roupas de sua família à mão. Já tinha visto outras pessoas usando suas máquinas de lavar, mas ela simplesmente não tinha condições de comprar uma. O marido dela queria lhe dar uma máquina como presente, mas ganhava pouco. Ele começou a poupar dinheiro e, depois de muito sacrifício, conseguiu comprar uma máquina nova que facilitaria muito a vida de sua mulher amada. Foi entregue na casa deles e colocada, com todo cuidado, no lugar preparado. A mulher colocou detergente, encheu a máquina com água e pôs as primeiras roupas para lavar. Quando a máquina começou a girar, ela ficou admirada, olhando para o presente que jamais esperava receber. Agradeceu ao marido dezenas de vezes. Para mostrar a sua gratidão, ela caprichava na cozinha e sempre lavava as roupas do marido antes das dos outros membros da família.
Algumas amigas foram visitá-la. Ela as levou à lavanderia, e sorria o tempo todo enquanto mostrava-lhes a sua nova máquina. Cada amiga ouvia a história do amor do marido dela e do sacrifício que ele fez para lhe dar esse presente tão especial. Ela cuidava bem da máquina, mantendo-a sempre limpa e em boas condições para o próximo uso. Cada vez que a usava, ela lembrava da generosidade e sacrifício do seu marido. Ela sentia sincera e profunda gratidão no coração.” (Dennis Allan)


                Qualquer pessoa educada sabe que deve agradecer quando recebe um presente. A verdadeira gratidão se reflete, também, de outras maneiras: falamos para outras pessoas; cuidamos bem do presente recebido; procuramos agradar à pessoa que se mostrou generosa para conosco; etc.
                A gratidão faz parte da vida do servo e da serva de Deus. Dá pra se pensar num discípulo de Jesus que não saiba agradecer? Viver agradecidamente. Paulo nos diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”. (ITes 5, 18)


Uma oração de Gratidão
               
Não sei ao bem quando escrevi esta oração. Mas ela tem me acompanhado há alguns anos. Poderá você fazer – das minhas palavras – suas palavras?

 

GRATIDÃO, Fonte de Paz

Olho ao meu redor.
O que posso eu dizer?
Percebo que tudo o que tenho,
tudo o que sou e virei a ser
procede das mãos do Pai.

Meu olhar é reverente
e adora a majestade divina
presente em cada obra da criação.

Minha vida é expressão,
gratuita e generosa,
do amor que penetra todas as realidades.

Sou fruto do hálito de Deus
que inspirou dentro de meu Ser
o princípio da eternidade

E em meu coração surge,
cândida e mansamente,
uma palavra que me envolve por inteiro: GRATIDÃO!

Por tudo, Pai, sou grato a Ti,
Senhor de minha existência.
Em minha vida só virá
aquilo que permitires.
Por isso, aos poucos, tudo o que há em mim
vai se transformando em
Atitude de GRATIDÃO.
Meu coração vai se enchendo de paz,
Daquela paz que o mundo não pode dar.

E eu descanso em Ti,
junto aos regatos de Vida que brotam do teu amor!
Assim seja, hoje e sempre!
Amém.

 

Tarefas sobre Gratidão

                Posso sugerir-lhe três tarefas no espírito de gratidão?

  • Observe quantas vezes você diz OBRIGADO a cada dia e procure aumentar consideravelmente esta atitude;
  • Faça uma pequena lista de pessoas a quem você é grato;
  • Escreva uma PEQUENA HISTÓRIA SOBRE GRATIDÃO e envie para mim. Eu a publicarei, à medida do possível, em nosso jornal e/ou partilharei em meu programa, na Rádio América, “Falando de Vida” (de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h). Caso não queira que seu nome seja publicado é só dizer.

 

Fonte: adaptado do texto de Dennis Alan

 

Espiritualidade - Janeiro de 2010

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.