topo
Espiritualidade
01/02/2012 17:53:08 - Atualizado em 01/02/2012 17:58:19
Com Maria, nós te encontramos Jesus!
Esse artigo será dividido em três partes. Vivencie-o conosco.

 

JESUS, nós te encontramos, com Maria, quando ela te acolheu, Verbo da Vida. A Sombra do Altíssimo a cobriu e em seu ventre foste tecido. Eras, então, apenas uma semente. E ali, invisivelmente, o Todo se fez parte, o Infinito se fez finito, o Eterno assumiu o tempo, o Ilimitado assumiu o limite da humanidade, no contorno do útero da Virgem Mãe. O que é desde sempre e para sempre entrou, uma vez por todas, na fragmentada, ferida história humana.

Encontramo-nos contigo, ao contemplarmos o silencioso milagre que se desenvolvia no ventre de Maria, à medida que foste crescendo, semelhante a qualquer outro feto, qualquer outra criança. Com todas as expectativas, dores, anseios e alegrias que tua Mãe passou, como todas as mães.

Encontramos-te no presépio com José, aquele que foi colocado junto de ti e de tua Mãe como guardião. A ele toda a Igreja é consagrada e nossa casa é também dedicada a José. A casa de Maria e de Jesus é a casa de José. Encontramos-te com Maria, “crescendo em estatura, graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52). Ela, banhando o teu corpo, tomando-te nos braços, amamentando, educando, amando, abraçando, sorrindo para ti. Em uma palavra: sendo MÃE!

Maria que te viu crescer, que certamente enxugou tuas lágrimas quando eras criança, num momento em que caíste e te machucaste, como acontece com qualquer outra criança. Chegou também aquele dia em que foste tu a enxugar as lágrimas da Virgem Mãe, quando ela teve que se despedir do seu José. E se um dia, Jesus, choraste por Lázaro, teu amigo, se o teu coração ali se encheu de compaixão e choraste, posso imaginar as tuas lágrimas, Jesus, quando também tiveste de se despedir de José, ele tão parecido com o Pai do Céu.

Em tua idade adulta, encontramos-te com Maria, numa festa de casamento, onde realizaste teu primeiro milagre. Sim, ali estava Maria! Sabemos disso por João, de uma forma muito simples que só quem tem ouvidos pra escutar, escuta; só quem tem coração aberto pra entender, entende. Quando João, o discípulo amado, aquele que recostou a cabeça em teu peito, diz: “a mãe de Jesus estava presente e também Jesus e seus discípulos foram convidados” (Jo 2, 1-2), não quis com isso indicar que Maria está à frente, mas que ela foi convidada, como a portadora da alegria de Deus. De fato, toda vez que a mãe é convidada, leva consigo seu Filho. Maria levou-te. Não há casa onde Maria entre, que ela não medeie tua presença. E como aconteceu na casa de Isabel, quando estavas no ventre de Maria e a alegria de Deus impregnou todo aquele ambiente (Lc 1, 39ss), assim aconteceu trinta anos mais tarde naquela festa em Caná.

E penso em quantas vezes, Jesus, certamente foste com Maria visitar um parente, um vizinho, um amigo ou mesmo à sinagoga. Porque onde entra Maria, entra Jesus; onde Maria realmente está, ali está Jesus. E nas bodas em Caná, sinalizaste as bodas eternas, a eterna aliança que o Pai concluiria conosco através de ti. Entretanto, mesmo aquela “hora” (expressão tão cara ao evangelista João),tão plena de alegria, apontava o Monte Calvário...

(continua)

 

Espiritualidade - Outubro de 2010

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.