topo
Ministérios
01/02/2012 18:37:13 - Atualizado em 01/02/2012 18:37:13
Ministério Discípulo Amado - Encontro 09
Roteiro do 09º Encontro do Grupo Discípulo Amado

No Retiro de Avivamento Espiritual, citei uma frase do escritor espiritual Jean Lafrance que quero partilhar com você agora: "Não é possível produzir os frutos do Espírito se não se planta antes a árvore da cruz no centro do coração". Que verdade tremenda e provocadora para nossa vida de discípulos. Lembra-se do que Jesus dizia? "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt. 16, 24). Que o Espírito Santo plante profundamente a cruz em sua alma. E que os mais doces frutos do Espírito surjam em todas as áreas de sua vida.

O Projeto Discipulado, em seus grupos, quer ajudá-lo justamente a firmar seu coração no Mestre Jesus: homens e mulheres comprometidos com a cruz e frutificando no Espírito. Deixe-se modelar pelo Senhor. Seja dócil como o barro nas mãos do oleiro e siga em frente.

Estamos no quarto encontro da série O DISCÍPULO E A INTERCESSÃO. Avancemos juntos. Cresçamos na Graça e no conhecimento do Senhor. Servo, Pe. Sérgio, C.Ss.R.

O INTERCESSOR É ALGUÉM QUE SE FAZ PRESENTE

"Três dias depois, celebravam-se bodas em Cana da Galiléia, e a mãe de Jesus es tava presente" (Jo. 2, 1).

Você acha que algo está na Bíblia por acaso? Acho que não, não é mesmo? Então, certamente não é por acaso que Maria é citada nesta passagem que marca o início da vida pública de Jesus. Maria estava presente! Alguém que está inteiro, não desatendo e aproveitando. Seu olhar era um olhar atento. Ela, de fato, estava presente.

O intercessor não é alheio, ausente ou distante das realidades concretas da vida. Seu mund0 é o mundo de Deus e o mundo dos homens. O evangelista quando destaca a presença de Maria, não o faz aleatoriamente. Maria era alguém extremamente próxima da vida de seu povo. Assim, o intercessor participa de todos os momentos de alegria e pujança ao seu redor, como também sabe que as dores da humanidade são suas dores. Jesus e Maria foram assim: presentes totalmente na história de seu povo. O discípulo-intercessor tem o coração no céu de Deus e os pés na terra dos homens. As notícias dos jornais, os acontecimentos na pequena comunidade ou num distante continente têm lugar em seu coração. Pode ser que isso não aconteça de um dia para o outro, mas o Espírito Santo vai colocando no coração do discípulo-intercessor as realidades que necessitam ser levadas ao trono de Deus.

A presença do intercessor é discreta, como foi a presença de Maria. Ser discreto, não significa ser tímido; ser discreto é dar a Deus o lugar que é dele e o lugar de Deus é no centro de nossa vontade.

Medite em sua Bíblia: Mateus 7, 36

Converse no Grupo:

# Como você entende este "estar presente"?
# Você é atento espiritualmente diante daquilo que o cerca?

Para orar:

Exercite este "estar presente" aqui, diante da necessidade dos seus irmãos de Grupo. Cada um sinta-se à vontade para colocar uma situação pessoal que precisa de oração. Cada um ore por essa necessidade, de preferência em voz alta. Assim, revezem-se até que todos tenham colocado a sua situação. Peça ao Espírito Santo que o faça atento no seu dia-a-dia. Lembre-se: é graça de Deus, mas é tarefa sua também!

Peço sua atenção: Alguns irmãos já entregaram o seu nome como coordenadores de Grupo de Discipulado, mas muitos ainda não o fizeram. Faça isso, procurando-nos na secretaria da Igreja São José ou escreva para projetodiscipulo@yahoo.com.br.

Roteiro do 8º Encontro dos Grupos de Discipulado do Ministério Discípulo Amado

Crescimento não é algo que se dá de um dia para outro. É fruto de cultivo atento e também da graça de Deus. É só observar a natureza e notar como isso se dá. Há o cuidado do agricultor, mas se a terra não for generosa, se o sol não for na medida certa, assim como a chuva, a semente não brotará. Pode até ser que ele brote e cresça um pouco, mas pode não chegar a frutificar. Jesus fala da semente lançada nos diversos tipos de terreno (confira Mt. 13, 1-23).

Nesse caminho de Discipulado que estamos fazendo, seu coração se abra qual terra generosa para acolher a semente da Palavra de Deus. De uma coisa você pode estar certo: não faltará o sol e a chuva, a graça de Deus, para fazerem a semente brotar, crescer, florir e frutificar.

Hoje é o terceiro encontro da série O DISCÍPULO E A INTERCESSÃO. Você que já está fazendo esse caminho, já está sentindo o apelo do Senhor a tornar-se um intercessor? Diga sim a Ele! Incentive outros irmãos a formarem novos Grupos de Discipulado. Seja um multiplicador do Projeto Discípulo! Servo, Pe. Sérgio, C.Ss.R.

O INTERCESSOR É ALGUÉM QUE CULTIVA O SILÊNCIO

"Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração" (Lc. 2, 19). "Permaneça só e em silêncio, quando Deus lho determinar" (Lam. 3, 28).

A atitude de silêncio em Maria perpassava toda sua vida. Não era tão somente o silêncio de quem fica só, mas a atitude de atenção diante da vida e dos sinais da presença do Altíssimo. Quando se descobre esse templo de silêncio no centro do Ser, dentro de nosso coração, tudo fala de Deus. É só olhar para Maria e perceber como isso foi verdade em sua vida.

Por outro lado, há essa exortação que nos vem do livro das Lamentações de Jeremias. O povo de Deus estava extremamente sofrido, mas o profeta exortava

para que pudessem manter esta atitude de atenção silenciosa para poderem perceber a visitação do Senhor.

O intercessor cultiva momentos de silêncio orante no seu dia-a-dia para que, mesmo em meio aos seus afazeres, esse espírito de recolhimento esteja em sua alma. Assim, ele estará atento aos sussurros do Espírito em seu interior. Só desenvolve um "espírito de silêncio" quem guarda um tempo explícito para silenciar.

O silêncio tem aqui também o sentido de guardar sigilo. Quando o intercessor toma conhecimento direto ou indireto de uma determinada questão, ele guarda isso em seu coração. Desta forma, ele é sempre uma pessoa discreta e nunca dada a comentários ou fofocas.

Medite em sua Bíblia: Eclesiástico 2, 1-6

Converse no Grupo:

# Consigo guardar alguns instantes de silêncio no meu dia-a-dia?
# Em minha oração pessoal faço silêncio de escuta, diante do Senhor?

Para orar:

Hoje, procurem viver um momento de oração silenciosa. Podem, antes, ler atenta e lentamente o texto bíblico de meditação acima, fazendo uma pausa depois de cada versículo. Música suave ambiente pode ajudar. Alguém do grupo conclua esse momento de oração, rezando em nome de todos.

Atenção:

" Você já se comunicou conosco, informando seu nome e telefone para sabermos da existência de seu Grupo. Deixe no endereço abaixo ou mande um e-mail para projetodiscipulo@yahoo.com.br. Peço que encaminhem logo o seu nome. Em breve estaremos fazendo uma reunião para os coordenadores dos Grupos de Discipulado.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.