topo
Ministérios
01/02/2012 18:44:07 - Atualizado em 01/02/2012 18:44:07
Ministério Discípulo Amado - Encontro 17
Roteiro do 17º Encontro do Grupo Discípulo Amado

Redijo este encontro de nossos Grupos de Discipulado no dia da Conversão de São Paulo (25 de janeiro). Para quem quer ser verdadeiramente discípulo do Senhor, precisa conhecer de perto este homem que foi Saulo de Tarso, chamado depois de sua conversão de Paulo. Leia os Atos dos Apóstolos, descortine a personalidade tocada e transformada pelo Espírito em suas cartas. Pode ajudar também ler uma forma romanceada de sua vida escrita por Taylor Caldwell, "O grande amigo de Deus".

Na narração de sua conversão (At. 9, 1-22), o Senhor disse a Ananias que foi encarregado de batizar o novo apóstolo: "Este homem é para mim um instrumento escolhido" (At. 9, 15). Gosto de uma outra tradução que usa a expressão vaso escolhido. Imagino o Senhor naqueles três dias trabalhando na vida de Saulo de Tarso.

Hoje faremos uma pausa em nossos encontros sobre O DISCÍPULO E O INTERCESSOR para olhar nossa vida à luz desse grande discípulo e apóstolo que foi Paulo. Na próxima semana, retomaremos nossa meditação. Servo, Pe. Sérgio, C.Ss.R.

PAULO: O VASO ESCOLHIDO

Depois daquela queda ao chão, Saulo não enxergou mais nada. Estava cego, para lembrar-lhe que, na verdade, sempre estivera cego por sua auto-suficiência. Ele, que a tantos guiou, agora não enxergava nada. Estava perdido em suas convicções. Aquilo em que sempre acreditara, que sempre lhe fora uma rocha sobre a qual edificava sua vida, estava no chão. Não restava nada, ou quase nada. Na verdade, o que havia de verdade em tudo - Deus - isso permanecera. Mas quando a construção toda vai ao chão, até mesmo começa a se desconfiar do alicerce.

Durante três dias Deus tocou a alma daquele homem. Como comer e beber? Provavelmente ele deve é ter regurgitado com o alimento a sua vida. Durante três dias Saulo foi sendo virado pelo avesso. E, dessa ação, nasceu Paulo naquele dia em que Ananias o batizou e que Jesus o encheu com o Espírito Santo (At. 9, 17-19).

O homem da lei tornou-se o Apóstolo da Graça. Sua rigidez transformou-se em misericórdia. A partir daquele momento nunca mais desapareceria em Paulo a consciência de sua miséria e ele se confrontaria sempre com sua fraqueza, mas com a força da Graça de Deus agindo em sua vida. "... foi-me dado um espinho na carne, um ano de satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele me disse: 'Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força'" (2 Cor. 12, 7-9).

Um místico, citado por Arintero, em La Evolución Mística [Vol. 91 p. 418], disse: "Às vezes Deus deixa nos melhores santos algumas fraquezas, e por mais que queiram não conseguem desvencilhar-se delas, nem se corrigir, para que sintam sua própria fraqueza, e vejam o que seriam sem a graça de Deus. Só as fraquezas impedem que nos vangloriemos dos favores que de Deus recebemos".

Esta é uma experiência que cada discípulo deve fazer: confrontar-se com seu Mestre Jesus e experimentar a força da Graça em sua vida.

Leia em sua Bíblia: Atos 9, 1-22

Conversem no Grupo:

# Já tive alguma experiência forte de um encontro com Jesus, em que me senti "virado pelo avesso"?
# Como experimento a Graça em minha vida?
Vamos falar com Deus:

Orem espontaneamente a partir do que foi partilhado. Concluam rezando juntos:

- Olho para mim e vejo, Mestre Jesus, como de fato preciso de tua Graça. Certamente minhas fraquezas são mais relevantes que eram em Paulo. Mas reconheço o quanto tua Graça me alcança, me perdoando, me levantando, me fazendo seguir em frente. Bendigo-te, meu Senhor e Mestre, por estares comigo e nunca me abandonares. Mas sei também que não basta reconhecer a ação de tua graça, é preciso também corresponder a ela. Quero, conscientemente, corresponder à tua Graça, como fez teu servo Paulo. Amém.

Esteja atento:

- Encontro para todos os membros de nossos Grupos de Discipulado: sábado, 18 de fevereiro, às 15h, no salão da Igreja São José.

- Você que ainda não cadastrou seu Grupo, por favor, faça-o, deixando seu nome e telefone na Secretaria da Igreja ou envie e-mail para projetodiscipulo@yahoo.com.br

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.