topo
Ministérios
03/02/2012 15:12:12 - Atualizado em 03/02/2012 15:12:12
Ministério Discípulo Amado - Encontro 27
Roteiro do 27º Encontro do Grupo Discípulo Amado

Neste último domingo, dia 30 de abril de 2006, trabalhamos o texto bíblico da liturgia do dia de Lc. 24, 35-48 . Por ser um texto fundamental em nosso caminho de discipulado, achei por bem dedicar este Encontro do Discipulado a meditar sobre ele.

OS OBSTÁCULOS NA VIDA DE FÉ - O BÁLSAMO DIVINO

Destaquei um dos aspectos que o texto apresentava: "E que em seu nome se pregasse a conversão e a remissão dos pecados às nações, começando por Jerusalém" (v. 47). Aqui há a comunicação de um dom: a remissão dos pecados! Em Cristo Jesus fomos remidos de nossos pecados gratuitamente. Isso nos abre a possibilidade de recomeçar. Quando o perdão de Deus nos visita através de Jesus podemos recomeçar e experimentamos esta realidade cada vez que nos confessamos. Mas há também a comunicação de uma tarefa: a conversão! Ela implica esforço de nossa parte, correspondência à graça divina. Conversão é outro nome que podemos dar ao caminho de fé que percorremos.

Este caminho de fé do discípulo sempre se dá numa perspectiva de batalha espiritual, não só em relação aos espíritos malignos, como nos descreve Paulo em Efésios 6, 10ss, mas também com nossa humanidade marcada ainda pela fraqueza. É justamente aí que encontramos diversos obstáculos. Os textos que falam da ressurreição de Jesus e suas aparições aos apóstolos, os reúne em três principais: o medo, a dúvida e a dor.

O medo: aquilo que nos impede de seguir em frente: medo de uma enfermidade grave, de uma perda substancial, do desemprego, da solidão, da morte, etc... Por medo fechamos a porta de nosso coração e não damos o passo da fé que nos convida a seguir em frente. Não é o passo da irracionalidade, mas da confiança.

A dúvida: são as interrogações que surgem em nosso coração: será que tudo isso é verdade? Será que Deus existe? Será que de fato Ele nos ama? Elas também podem surgir com os "ventos de doutrinas" que lançam dúvida sobre o que cremos (p. ex.: o lançamento ressente do chamado "Evangelho de Judas" > será que Jesus realmente pediu a Judas para que ele o entregasse; ou livros como "O Código Da Vinci" > será que Jesus teve um relacionamento amoroso com Maria Madalena?) Quando tomam-se estas fantasias por verdade, a dúvida instala-se.

A dor: todos passam por ela de alguma modo, mas a forma como é vivenciada pode se tornar um obstáculo: quando achamos que se Deus de fato nos amasse, não sofreríamos tanto, especialmente as pessoas boas. Às vezes, experimenta-se o obstáculo da dor também quando em um momento difícil vai-se atrás de soluções em outros caminhos que parecem oferecer uma saída para a situação de dor. E não são poucas as pessoas que assim fazem.

Todos nós passamos por algum momento em que enfrentamos algum destes obstáculos, mas provavelmente um deles destaca-se. É ali que costumamos mais tropeçar e o caminho de conversão adquire o caráter de luta.

Mas este não é um diagnóstico sem cura! Os próprios textos que falam destes obstáculos na vida dos discípulos também nos apresentam o remédio, o bálsamo: a Palavra de Deus e a Comunhão! Viva na Palavra, alimente-se nela, apóie sua fé firmemente naquilo que ela diz (Lc. 24, 25.32.45). A comunhão aqui tem dois sentidos: de partilha com os irmãos (é na Comunidade que se firma nossa fé) e a Eucaristia (Lc. 24, 30-31.35). Na Palavra nosso coração é aquecido e na partilha se abrem nossos olhos diante da Presença do Ressuscitado.

Leia em sua Bíblia: Lucas 24, 13-35

Conversem em Grupo:
# Qual desses obstáculos percebo mais presente em minha vida?
# Como tenho recebido o Bálsamo que o Senhor nos oferece para esses momentos de batalha?

Vamos falar com Deus:
Orem por cada um pessoalmente a partir do obstáculo que foi apresentado. Se você lembrar-se de algum versículo que possa "aquecer" o coração da pessoa que está recebendo oração, recite-o lentamente para ela.

Fique atento: Tarde de Louvor a N.S. Fátima: sábado, 13/05 às 14; Celebração da Luz: sexta, 26/05, às 19h; Inscrições para o VI AVIVAMENTO ESPIRITUAL, a partir do dia 08/05. 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.