topo
Ministérios
03/02/2012 15:14:14 - Atualizado em 03/02/2012 15:22:29
Ministério Discípulo Amado - Encontro 29
Roteiro do 29º Encontro do Grupo Discípulo Amado

"Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo". Dizendo isso, elevou-se (da terra) à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Enquanto o acompanhavam com os seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu?" (At. 1, 8-11ª).

Estamos chegando ao final do tempo pascal. Começa o tempo comum, que marca propriamente o tempo da Igreja. Os anjos convidam os discípulos a não mais olharem para o céu, mas para a terra, para o mundo a ser transformado e as pessoas alcançadas para Jesus. Mas Ele lhes prometera que não estariam sozinhos nesta missão. O Espírito Santo agiria em suas vidas, os capacitaria para a obra de evangelização a ser realizada. E eles foram revestidos pelo poder do alto!

Esta força do Espírito chega a nós hoje. Somos dela herdeiros e participantes, pois Pentecostes é uma graça para hoje, é o Senhor cumprindo sua promessa em nossas vidas. Alegre-se, portanto, por ser estar mergulhado neste mistério. Abra-se à profunda ação do Espírito que nos santifica e nos envia. Celebre o dom inestimável do Espírito. É Deus mesmo habitando na frágil consistência de nosso ser. Servo, Pe. Sérgio, C.Ss.R.

A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Damos mais um passo em nosso estudo da passagem do cego de Betsaida (Mc. 8, 22- 26), na série A INTERCESSÃO E O PROCESSO DE CURA. "Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos..." (v. 23).

Seria interessante para este encontro vocês terem em mãos o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC) para poderem ler os artigos que falam sobre a imposição das mãos. Na Igreja, há imposição das mãos no sacramento da confirmação (§1288), para a comunicação do sacramento da ordem (§1538). Ele é ainda um sinal da Aliança (§ 1150) e força de cura (§ 699 e § 1504) . É, portanto, usado como gesto de carinho, de transmissão de poder, de comunicação de cura, de paternidade, de bênção.

Cito aqui um dos artigos do CIC: §1504 Muitas vezes Jesus pede aos enfermos que creiam. Serve-se de sinais para curar: saliva e imposição das mãos, lama e ablução. Os doentes procuram tocá-lo, "porque dele saía uma força que a todos curava" (Lc 6,19). Também nos sacramentos Cristo continua a nos "tocar" para nos curar.

Jesus impõe as mãos sobre o homem. Será que somente os olhos daquele homem precisavam de cura? Provavelmente não. E Jesus sabia disso. Jesus olha o homem todo, em todas as áreas de sua vida. Certamente o Senhor olhava todas as feridas, sensação de abandono e até o pecado que havia naquele homem. E a característica fundamental daquele gesto era a transmissão de um poder amoroso ao homem que precisava ser restaurado.

Hoje o Senhor também quer impor as mãos sobre nós, transmitindo sua graça. Ele faz isso quando nos abençoa através do ministério ordenado da Igreja, quando o sacerdote, em nome de Jesus, impõe suas mãos e nos abençoa. Ele faz isso quando oramos uns pelos outros, solidarizado-nos com aquilo que o irmão e irmã estão vivendo.

Vamos falar com Deus:

Você quer hoje trazer uma situação pela qual deseja que os irmãos intercedam por você? Que cada manifeste esta situação e logo após, individualmente, orem por este (a) irmão (ã), intercedendo por ele. Sintam-se como participantes do grande Corpo Místico da Igreja. Orem como Igreja, em comunhão com toda a Igreja que intercede por seus filhos. Invoquem o Espírito Santo sobre esta pessoa. Peçam a Jesus que toque Ele mesmo esta pessoa.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.