topo
Vivências
03/02/2012 16:24:12 - Atualizado em 03/02/2012 16:24:12
Vivências ano 2005
Ano da Eucaristia

Janeiro/2005

Inspiração:"Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa... Um homem vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos." (Lc. 22, 8)

Motivação: Toda festa demanda preparação. Acolher alguém é predispor-se a receber e isso se manifesta em cada detalhe. O lugar da ceia é sobretudo o coração. Essa é a sala que precisa ser preparada antes de tudo mais.

Atitude: Imagine seu coração como o Cenáculo. A cada Eucaristia que você participar, sinta-se entrando nessa sala. Prepare-se fazendo um bom exame de consciência ou, se necessário, uma confissão.


Fevereiro/2005

Inspiração: "Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa..." (Lc. 22, 15)

Motivação: Antes mesmo de nós desejarmos celebrar a Ceia com Jesus, é Ele quem tem desejado partilhá-la conosco. É o Mestre quem o chama a sentar-se à mesa com Ele. E é um desejo ardente!

Atitude: Quando você for se aproximar da mesa eucarística, sinta Jesus dizendo isso ao seu coração. Memorize o versículo acima e deixe que ele molde o seu próprio desejo.


Março/2005

Inspiração: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal." (Jo. 6, 27)

Motivação: Temos certamente que nos ocupar com nosso sustento, mas, quantas vezes, inverte-se a ordem e ao invés de se buscar primeiro o Reino de Deus, busca-se apenas o sustento material.

Atitude: Eucaristia é partilha. Exerça esse gesto de partilha, doando algo de si para o outro. Procure ir além daquilo que você normalmente faz como caridade.


Abril/2005

Inspiração: "O Pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo." (Jo. 6, 33)

Motivação: Jesus é o Pão vindo do Céu. Sua pessoa mesma, seus gestos e palavras. Para ser uma pessoa eucarística, é preciso ter comunhão com a pessoa e o ensinamento de Jesus, com sua Vida

Atitude: Procure examinar como está sua comunhão com Jesus no dia-a-dia. A Eucaristia só será verdade em sua vida se você cultivar um relacionamento de discípulo com o Senhor. Reforce sua vida de oração e meditação da Palavra.


Maio/2005

Inspiração: "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede." (Jo. 6, 35)

Motivação: Ir a Jesus é entregar a Ele toda a vida, abrir o coração para que Ele possa entrar em cada canto, mesmo naqueles mais obscuros, aqueles que reservamos somente para nós mesmos administrarmos.

Atitude: Pense nas diversas áreas de sua vida. Qual você tem mais dificuldade de entregar? Em que área você é mais voluntarioso? Dedique esse mês a rezar sobre essa área em especial e entregue-a a Jesus.


Junho/2005

Inspiração: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu lhe hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo." (Jo. 6, 51)

Motivação: A Eucaristia é, para quem vive em Jesus, a garantia da vida futura junto de Deus. Em cada comunhão que participamos a eternidade vai aumentando o brilho em nossa alma. Esse dom é para a humanidade inteira.

Atitude: Interceda pelas pessoas e povos que ainda não conhecem ou não aceitam Jesus. Muitos perecem por falta de conhecimento e por deixarem o orgulho falar mais alto. Dedique esse mês à intercessão!


Julho/2005

Inspiração: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele." (Jo. 6, 56)

Motivação: "Permaneçamos longamente prostrados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com nossa fé e nosso amor os descuidos, os esquecimentos e até os ultrajes que nosso Salvador deve sofrer em tantas partes do mundo" (João Paulo II).

Atitude: Dedique pelo menos alguns minutos durante a semana para estar em adoração a Jesus Eucarístico.


Agosto/2005

Inspiração: "Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. Então Jesus perguntou aos Doze: 'Quereis vós também retirar-vos?' Respondeu-lhe Simão Pedro: 'Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo. 6, 66-68)

Motivação: O amor não obriga. O amor deixa a pessoa livre para amar e ser amada. Jesus deixa seus discípulos livres para o seguirem ou não. A resposta é pessoal. Podemos ficar e nos comprometer ou ir embora!...

Atitude: Renove o seu SIM a Jesus. Este é o mês vocacional. Qual o chamado que Jesus faz a você? Reze pelas vocações. Comprometa-se com sua Comunidade.


Setembro/2005

Inspiração: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é meu corpo'. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: 'Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.'" (Mt. 26, 26-28)

Motivação: "Não podes comer esse pão e beber esse cálice sem desejares com todas as tuas forças, pores-te em comunhão com o sacrifício de Jesus." (Jean Lafrance)

Atitude: Una todas as suas vivências à entrega sacrifical de Jesus, especialmente as dores e problemas pelos quais você está passando. Ore pelos que estão passando por algum tipo de sofrimento.


Outubro/2005

Inspiração: "...Ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram..." (Lc. 24, 30-31)

Motivação: "É significativo que os dois discípulos de Emaús, convenientemente preparados pela palavra do Senhor, o tenham reconhecido enquanto estavam à mesa no gesto simples da 'fração do pão'. Uma vez que as mentes sejam iluminadas e os corações, aquecidos, os sinais 'falam'." (João Paulo II)

Atitude: Reveja como está sua participação na Missa, especialmente sua atenção quando a Palavra é proclamada. Procure nela meditar, até mesmo antes de ir para a Missa.


Novembro/2005

Inspiração: "Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha." (1Cor. 11, 26)

Motivação: A Eucaristia está orientada para a segunda vinda de Jesus, em que viveremos a união total de definitiva com Deus. É Jesus cumprindo a promessa de que estaria conosco até a consumação dos tempos.

Atitude: Procure rezar mais vezes, mesmo fora da Missa: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!"


Dezembro/2005

Inspiração: "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo." (Ap. 3, 20)

Motivação: Que maravilhosa promessa! O que você está esperando para abrir a porta de seu coração a Jesus? Mas não existe apenas uma porta. É necessário ir dando acesso a Jesus a todas as áreas de nosso ser.

Atitude: Uma forma concreta de darmos acesso a Jesus em nossa vida é abrindo-nos ao próximo. Exerça a solidariedade. Torne alguém mais feliz nesse mês em que celebramos o Natal. 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.