topo
Mensagem
03/02/2012 19:36:35 - Atualizado em 03/02/2012 19:36:35
Entre nós e laços!

 

Dia 08 de setembro foi um dia especial para mim. Não só pelo fato de celebrar os meus 18 anos de sacerdócio, numa singela e carinhosa celebração preparada pela equipe de liturgia, mas, sobretudo, pela reflexão e oração que pude dirigir, tanto na Reunião de Libertação, como na Missa, festejando a Natividade de Nossa Senhora. Mergulhamos no mistério e na graça do nascimento de cada um de nós através da graça do nascimento de Maria Santíssima.

Refleti sobre os laços e os nós que estão presentes em nossa história. Costumamos pensar em um nó como algo negativo, que amarra e impede a pessoa de ser livre e avançar. Todavia, quando pensamos nos nós dos marinheiros, sabemos que um nó bem feito pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Para facilitar a distinção entre o que emperra e o que salva, chamemos o primeiro de “nó” e o segundo de “laço”.  A gente vai seguindo pela vida afora entre nós e laços; e isso desde o momento da concepção no ventre de nossa mãe. Entretanto, uma coisa pode ser dita: os laços precedem os nós! A comunhão precede a divisão; a bênção à maldição; a vida à morte; a luz às trevas; e assim por diante. No fim, todos os nós serão desfeitos e prevalecerão os laços.

Mas não se pode desconhecer a presença dos nós também. E aí estão eles, em nosso interior e ao nosso redor, emperrando, amarrando, impedindo a vida de fluir mais natural e saudavelmente. É inevitável, faz parte de nossa humana condição, mas nossos atos, pensamentos e palavras consolidam mais que realidade: os nós ou os laços? Ando a dar nós na vida dos outros ou promovo laços que aproximam e geram vida?

Esta é uma reflexão que deve ser aplicada tanto à vida pessoal e familiar, como também à nossa vida comunitária. Nossa Senhora Desatadora dos nós, rogue por nós! Nossa Senhora Tecelã de Laços, também! E que os anjos e os homens e mulheres de boa vontade digam: Amém!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.