topo
Mensagem
03/02/2012 19:38:59 - Atualizado em 03/02/2012 19:38:59
Ver com o coração, como José

 

Feliz a pessoa que se coloca sempre na postura de aprendiz. Está sempre aberta a novas experiências que chegam de todas as partes. Sua alma é receptiva e humilde, pois sabe que, por mais que saiba, não sabe o suficiente. Uma pessoa assim tem olhos abertos para poder com clareza, mas os fecha na hora certa também.
 
"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (Antoine de Saint-Exupéry). Esta frase de Exupéry poderia ser atribuída certamente a José. Ele aprendeu a ver com o coração. Foi assim que recebeu em sonho o anjo que anunciava a gravidez de Maria. Foi receptivo, deu também ele o seu sim, como antes fizera a jovenzinha, Maria.

Acho que José está de novo a nos ensinar a olhar as coisas e, sobretudo, as pessoas com o coração. Quem assim o faz percebe melhor a luz no outro, pois experimenta a sua própria luz; é mais misericordioso também, pois conhece as misérias que ele mesmo traz em si.

Mas, como ver com o coração se se está longe do coração? Como criar aliança de amor com o outro e com o universo, se se está divorciado da vida e com Deus? A hora é, portanto, de voltar para si mesmo. Olhe para José! Mais do um “solene senhor” levando um menino em seus braços, um homem aberto, simples, sonhador, forte, carinhoso e que aprendeu a ver com o coração, talvez até porque já enxergava na tosca madeira a forma que queria dela tirar.

           

Ensina-nos, José, a sermos assim: a termos alma de aprendiz, a olhar com o coração, a firmar alianças, mais do que rompê-las. Inspira nossa Paróquia para que os que aqui servem e por aqui passam tenham a mesma abertura de alma que tiveste. Roga por nós, São José! Amém.
Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.