topo
Mensagem
03/02/2012 19:39:48 - Atualizado em 03/02/2012 19:39:48
Acolhendo os contrastes

 

Céu claro nesta manhã outonal de maio. Sempre gostei do céu de Belo Horizonte com seu azul escandaloso, enchendo de luz a cidade. Fico pensando se o pintor dos afrescos de nossa igreja sentiu em seus olhos esse mesmo azul e resolveu pintá-la com cores mais escuras, proporcionando um clima de penumbra para contrastar com toda a luminosidade do céu desta cidade.

Até hoje é assim: você sai daquele brilho todo e entra na mística sombra do templo. É que a igreja São José não foi feita – num jeito de ser Igreja de cem anos atrás – para ser frequentada à noite. Os tempos mudaram e hoje passamos noites inteiras em vigília em seu interior. Isso, com certeza, está exigindo de nós um projeto de iluminação para nosso templo. Projeto nós temos até, falta-nos ainda os recursos para executá-lo.

Bem, nós somos assim: esse misto de luz e sombra. Ambas são necessárias. Não sabe valorizar a luz quem não conhece a sombra e não se consegue iluminar a escuridão sem se provar a penumbra da fé. É a tensão necessária para as realidades novas serem geradas em nosso interior, como a semente brotando na escuridão da terra.

Saúdo as manhãs luminosas de outono e saúdo as noites enluaradas também. Mas há, ainda, os dias nublados e as noites sem estrelas... Saúdo-os também e os acolho. Não são os mais exuberantes, mas, se se prestar atenção há neles uma beleza discreta, mesmo que triste.

Saibamos, portanto, como pessoas e Comunidade, aprender com esta realidade sugerida pelo próprio espaço onde celebramos e servimos e que nem sempre prestamos atenção, acostumados a ir e vir com freqüência. Certamente nos ajudará a sermos mais acolhedores das diferenças presentes e necessárias entre nós. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

           

Paz e bênção a todos!
Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.