topo
Espaço Gente
04/02/2012 11:52:30 - Atualizado em 04/02/2012 11:52:30
Outono: Tempo de Amadurecimento

Andei me perguntando o que o outono representa para mim. Verão representa a alegria, calor, vida. Inverno é época de aprofundamento, introspecção, calor humano. Primavera é tempo de beleza, cor e para mim é o símbolo da infância (sobre a primavera, refletiremos mais no próximo texto). Já sobre o outono não me veio outra simbologia senão a maturidade. Outono é quando as folhas caem e fertilizam a terra, preparando-a para a nova vida que virá na primavera.

Desta mesma forma, o tempo da maturidade é também o tempo onde aquilo que já está estabelecido e vivenciado pode ceder espaço ao novo que virá. É o tempo do merecido descanso da maturidade.

Vivemos, entretanto, em uma sociedade ocidental e capitalista, onde quem não está inserido na realidade produtiva acaba se tornando um peso tanto à previdência quanto à família. Nossa auto-estima é condicionada por nossa capacidade de produção de bens. Desta forma, o destino daqueles que estão à margem disto, é a depressão (é de assustar o índice entre desempregados e aposentados em nossa sociedade). Considero louvável e fundamental a atitude de algumas empresas ao criar programas de preparação dos profissionais maduros para a aposentadoria. É a oportunidade que a pessoa tem de repensar a vida, elaborar o luto da passagem de uma fase e se organizar psiquicamente para esta nova etapa de vida.

Muitas empresas, ao contrário não acreditam no potencial dos profissionais maduros. Acham que na maioria das vezes são inflexíveis, pouco abertos à inovação e à criatividade. Vou dar aqui um testemunho de minha vivência profissional que diz totalmente o oposto. Uma das empresas as quais presto serviço na área de Recursos Humanos, possuem uma boa porcentagem de seu quadro de pessoal de colaboradores com mais de cinqüenta anos de vida. São profissionais que já trabalham na empresa há pelo menos quinze anos. A partir da necessidade de implantação na empresa de novas normas e procedimentos, com a finalidade de adequar a empresa aos novos desafios do mercado, não obtivemos resistências nestes funcionários maiores do que naqueles com idade inferior. Ao contrário, devido ao fato de possuírem mais tempo de casa do que funcionários mais jovens, possuem também maior amor à empresa e disposição para mudanças essenciais à sobrevivência desta. Sendo uma empresa de atividades comerciais onde a atenção ao cliente é essencial, tornou-se referência na localidade: empresa responsável socialmente, que conserva e dá oportunidade a talentos maduros.

Tenho percebido que pouco resolve dispensar um colaborador mais antigo porque não se mostra adaptável às mudanças necessárias. Cabe à empresa desenvolver a capacidade adaptativa e criativa de seus colaboradores, gerando adaptabilidade, flexibilidade e inovação através de programas de treinamento e relacionamento. Para a empresa acaba sendo também mais vantajoso financeiramente, já que rescindir um contrato de um colaborador com elevado tempo de empresa é bastante dispendioso.

Outono é tempo de amadurecer. Muitas pessoas enfrentam dificuldades nesta fase da vida antecipando ou retardando o processo. Como a natureza, tenhamos a aceitação de todas as fases de nossas vidas. Persigamos a constante resignificação de todos os conceitos e preconceitos contidos em nossas atitudes perante a vida. Descobriremos assim que amadurecer pode ser sinônimo de alcance de grande sabedoria.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.