topo
Espaço Gente
04/02/2012 11:55:07 - Atualizado em 04/02/2012 11:55:07
Inverno: Tempo de Aprofundar Relações Verdadeiras

Prezado leitor,

Inicio com este texto minha mais nova série, que estará semanalmente disponível nesta coluna. Nesta série de quatro textos, refletiremos sobre as estações do ano, que serão para nós metáforas de estilos de vida, personalidade e comportamentos adotados em nossos cotidianos. Você já parou para pensar qual é a sua estação favorita? Primavera? Verão? Outono? Inverno? E o que isto tem a ver com você, com sua vida, seu modo de perceber e vivenciar situações?

Acompanhe comigo e boa leitura!!!

O inverno chegou. Época de frio, seca; para muitos, época de reclusão, introspecção. Época também de ficarmos mais perto das pessoas que amamos, tempo de se abraçar, chegar mais perto, se esquentar. Época de tomar vinho, chocolate quente; de festa junina.

Para algumas pessoas, o inverno, como sinônimo de aproximação, de ganhar o calor humano do outro, é todo dia. Alguns, naturalmente, possuem grande facilidade de se aproximar e estabelecer contato com seus próximos. É o que tecnicamente chamamos de habilidade relacional ou de relacionamento interpessoal.

Esta habilidade pode ser observada em níveis diferentes. Todos podemos perceber que algumas pessoas possuem a habilidade de aprofundar-se nos relacionamentos, saindo da superficialidade, comum em nossos tempos de relacionamentos virtuais (que serão analisados com maior atenção no texto sobre o verão). O inverno é a estampa, o símbolo daquelas pessoas que através do contato e da presença acolhedora e amiga, tocam o mais profundo de nosso ser, que estão presentes de forma física ou de coração nas horas de nossas alegrias e dificuldades. Que bom termos amigos assim! Coitado de quem não tem um "amigo inverno"! Estes estão privados do calorzinho gostoso diante dos tempos de geada.

"Pessoas de inverno" são calorosas e amigas, aprofundam relacionamentos, se doam na intimidade de uma amizade e normalmente são muito queridas por todos, despertam um sentimento transferencial e acabam estabelecendo uma relação mãe/filho com os outros (todos gostariam de se deitar em seu colo e ganhar seus mimos). Minha experiência clínica me ajudou a perceber, entretanto, que tamanha facilidade em estabelecer e aprofundar relacionamentos pode revelar também a existência de certa necessidade de aprovação e contato pessoal constante com o outro, dificuldade em se ver só, sem o olhar deste outro que aprova.

Gostaria de frisar que a minha experiência clínica diz isto mas que, como costumo dizer, em se tratando de seres humanos, existem mais exceções do que regras fixas. Algumas destas pessoas que atendi em psicanálise, queixam-se de grande necessidade interior de se doar constantemente ao outro, o que muitas vezes pode gerar um apagar do próprio desejo. Queixam-se ainda da dificuldade que sentem de partilhar com o outro as próprias dificuldades e vontades, colocando-se normalmente numa posição mais de escuta das alegrias e pesares alheios.

Devemos nos entregar sim ao calor da intimidade de nossas amizades mas sem nunca perder de vista que, mesmo com tamanha cumplicidade, as diferenças existem, que os desejos nem sempre são iguais e devem ser sempre reconhecidos como legítimos. Amizade verdadeira só existe quando o outro nos aceita como somos e quando em nós existe tranqüilidade e menos busca desenfreada de aprovação por parte do outro. Desta forma, o inverno na companhia de doces amigos será realmente bem mais aquecido!!!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.