topo
Espaço Gente
04/02/2012 11:57:44 - Atualizado em 04/02/2012 11:57:44
Páscoa: tempo de deixar o Sepulcro

Continuando nossas reflexões a respeito do tempo, acho importante que pensemos esta semana sobre o tempo pascal. Tenho percebido que, mesmo bombardeadas pelos apelos comerciais que acabam desvirtuando o verdadeiro sentido pascal, cada vez mais as pessoas vem buscando entender o que é vivenciar a Páscoa. Existe uma movimentação humana no sentido de transcender o material, buscando o que há de espiritual e de valor humano contido em cada data comemorativa e situação.

Talvez este movimento seja conseqüência da forte dificuldade de sobrevivência encontrada atualmente (desemprego, violência, etc), o que faz com que cada sujeito recorra com mais freqüência à forças espirituais. E o que a Páscoa suscita em você?

Para o cristão, a Páscoa é a data mais importante a se comemorar: é quando se relembra que Deus venceu a morte, o maior inimigo humano e que aqueles que crerem neste Deus, também passarão da vida terrestre a uma eterna convivência face-a-face com o Criador. Neste texto, convido você, leitor, a pensar alguns instantes a Páscoa cristã como uma metáfora de nossa trajetória humana.

No sentido cristão, Jesus, após dias de sofrimento e morte, é chamado novamente à vida pelo Criador. Quanta morte e sofrimento existe também em nossas vidas cotidianas: a partida de pessoas queridas, doenças, adormecimento de tantos sonhos perante imensos impecilhos... É preciso que sejamos mais fortes que as circunstâncias da vida para não acabarmos sendo conduzidos ao s pelas situações. Conservar constantemente uma boa dosagem de auto-estima, energia vital, otimismo e também fé, ajudam a enfrentar as tempestades da vida.

Algumas pessoas não são derrubadas pelas circunstâncias, não é o mundo exterior que as sepulta, mas elas mesmas encontram forças interiores que as fazem viver e transitar em apertados s de pedras.

A Páscoa traz para nós a prova da força da vida sobre a morte, da possibilidade sobre o impossível, da luz sobre a escuridão. É bom poder contar com uma força espiritual que nos socorre e nos arranca de nossos túmulos mas, a exemplo de Jesus, busquemos esta força divina também dentro de nós, conservando a esperança, o desejo constante de transcender às pedras sufocantes dos nossos s, de ir um pouco mais além, de acreditar na vida!!!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.