topo
Espaço Gente
04/02/2012 11:58:28 - Atualizado em 04/02/2012 11:58:28
O Tempo e História Humana

Concluindo a série de textos sobre os significados do sucesso, inicio uma nova trajetória, refletindo, a partir deste artigo, sobre a questão do tempo e as formas utilizadas pelo ser humano para lidar com ele. Como você vivencia o tempo e escreve sua história de vida entre passado, presente e futuro?

Você já parou para pensar que somente o homem é um animal dotado de racionalidade e, portanto, o único a dimensionar sua história sob a ótica do que viveu, do que vive e do porvir? Ou seja, somente o homem tem consciência de sua história e de sua morte. Os outros animais possuem instinto, que os ajuda a se auto-preservarem mas, consciência daquilo que o tempo reserva, só o homem tem. Os animais, pelo instinto e pelo condicionamento adquirido pela experiência, aprendem a reagir diante do tempo e da morte. A consciência de ambos, só o ser humano possui. Não acredito que isto nos traga grande vantagem sobre os outros animais, mas uma grande responsabilidade: conduzir a história da humanidade com consciência, de poder, a partir da reflexão, aprender com os erros do passado, fazer um presente diferente e transformar o futuro.

Falar da história da humanidade é, principalmente, falar da história individual de cada sujeito. Como você tem conduzido sua vida? Existem pessoas que vivem somente o passado, estão imobilizadas por recordações saudosas. Outras pessoas já vivenciam mais o presente, o que passou e o que virá foi ou será vivido somente a seu tempo. Já alguns vivem somente para o futuro e, quando este chega, deixam-se tomar pela ansiedade, não conseguindo obter o gosto pela vida cotidiana.

Nesta série de artigos sobre o tempo e a história humana refletiremos sobre estas questões e, logicamente, esbarraremos na questão da morte.

Lanço a pergunta: como você tem percebido e vivenciado o seu passado? Na próxima semana exploraremos esta questão. Até breve!!!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.