topo
Espaço Gente
04/02/2012 11:59:40 - Atualizado em 04/02/2012 11:59:40
Você Acredita em Alma Gêmea?

Para algumas pessoas, sucesso na vida afetiva é encontrar a cara-metade, aquela pessoa que lhe complete, a alma gêmea. Talvez esta crença seja uma forma que usamos para compreender nossa condição de seres partidos, faltosos existencialmente. Mas existe algo ou alguém que complete esta falta?

Existem seres, coisas e situações que nos ajudam a conviver melhor com nosso sentimento de vazio. São aquelas pessoas companheiras, amadas; aqueles objetos e animais de estimação; os prazeres que encontramos no cotidiano. Contudo, suprir toda nossa condição de seres divididos, é algo impossível.

O início de todo relacionamento tem um sabor muito interessante, o sabor da realização de uma grande fantasia: ter nosso próprio vazio preenchido. Nos primeiros tempos de relacionamento, pouco aparece a imperfeição da pessoa amada, é como se ela fosse completa, suprindo toda nossa falta, aquilo que sempre esperamos. Com o tempo, no dia-a-dia, a incompletude dela começa a aparecer, apontando para nosso próprio vazio. Talvez possamos situar neste instante um pouco do sucesso na vida afetiva: aprender a conviver com a imperfeição do Outro, aquela que sinaliza e escancara a nossa imperfeição.

Em análise ou psicoterapia algumas pessoas conseguem perceber claramente isto: quando uma pessoa se mostra a nós como de fato ela é, o desconforto aparece porque é como se chegássemos à drástica conclusão de que nossa carência e falta são incompletáveis, que deveremos conviver com elas muito mais que com a imperfeição do Outro, que não existe nada ou ninguém que seja literalmente da forma como queremos.

Contudo, existe um nível, um limite individual. Que ninguém se sinta obrigado a passar toda a vida somente convivendo com a imperfeição alheia, acreditando que isto seja um sinal de sabedoria. Alguns relacionamentos chegam a um estágio onde, no cotidiano, só sobrevivem imperfeições e onde não existe disposição para mudança de ambas as partes. Talvez este seja o ponto do basta.

É importante, entretanto, que cada um pense o que tem buscado para si: muitas pessoas, alternando o parceiro, acabam repetindo os mesmos erros, buscando pessoas com características parecidas, com as mesmas imperfeições que lhes são insuportáveis. Talvez, sucesso na vida afetiva seja inicialmente estar bem consigo mesmo, em paz com seu próprio desejo e suas intenções e, a partir daí, buscar uma pessoa para compartilhar vazios, momentos de completude e de grande prazer.

Caro leitor, com este texto encerro a série sobre os significados do sucesso. Se você ainda não conferiu todos, ainda há tempo:

Texto 1: Renúncia e Sucesso;
Texto2: Sucesso e Insatisfação;
Texto 3: Em busca do sucesso profissional;
Texto 4: Você acredita em alma gêmea?
Desejo que eles possam ter despertado profundas reflexões e preparado você para alcançar um grande sucesso pessoal. Felicidades e até o próximo texto!!!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.