topo
Espaço Gente
04/02/2012 12:00:27 - Atualizado em 04/02/2012 12:00:27
Em busca do Sucesso Profissional

Espero que o texto anterior tenha despertado os leitores para as questões: o que é o sucesso? O que é ser uma pessoa de sucesso? Me perguntei o que é ter sucesso para mim e questionei também algumas pessoas. Para a maioria, é ter saúde e a partir daí a possibilidade de mobilizar-se, investindo na realização de sonhos pessoais. Achei bastante interessante esta definição porque nos remete à impossibilidade de definir e dar um significado único para sucesso. O que é ser uma pessoa de sucesso para mim não é o mesmo que para o outro. Contudo, faço um alerta: circula no mundo capitalista uma noção de sucesso bastante comprometedora da liberdade individual de ser dos sujeitos. É a noção de que ter sucesso é acumular riquezas, bens materiais e fama, que ganha cada vez mais espaço.

Evidentemente todos desejamos ter uma vida mais tranqüila e poder gozar mais do que nos traz prazer e isto, na maioria das vezes, só é possível através de bens materiais. Desejar e lutar para o alcance destes objetivos é saudável, é o que nos faz acordar toda manhã com motivação. É preciso, contudo, que seja refletido em nossas sociedades, nas escolas, nas famílias o peso que deve ter o acúmulo de bens, a fama e o poder para a felicidade e possibilidade de sucesso do sujeito.

Durante quatro anos atuei como orientador profissional de jovens e adultos e pude perceber o quanto ainda pesa na escolha de uma profissão o status que determinada ocupação possui socialmente e a possibilidade de maior remuneração. Acredito que estas sejam algumas das razões pelas quais os vestibulares para Medicina, Direito e algumas áreas da Engenharia ainda sejam os mais concorridos (algumas das razões, não as únicas: é importante lembrar que estas são também as profissões mais antigas e tradicionais, não só as de maior status). Questionar um adolescente em fase de escolha profissional a respeito disto é a tarefa mais complexa porque suas escolhas refletem muito o desejo da família, que ainda exerce sobre eles grande influência (muitas vezes não percebida, mas atuando fortemente a nível inconsciente).

Acredito que sucesso profissional esteja bastante relacionado com o exercício cotidiano das habilidades e competências do sujeito; é poder fazer aquilo que se gosta, que dá prazer e ser, por isto, recompensado através de bens que possibilitam, no mínimo, o sustento e a sobrevivência (e algumas vezes até o reconhecimento público por parte do outro por um trabalho bem realizado). É importante que estas duas condições estejam presentes quando falamos de sucesso profissional: fazer bem o que dá prazer e ser por isto recompensado. Estranho é que muitas pessoas visam a recompensa sem um investimento inicial. Cabe ao sujeito o trabalho, o esforço e a partir daí o resultado. Reverter esta ordem aproxima-se do impossível.

E você: tem investido, colocado todas as suas competências e habilidades trabalhando a seu favor? (Continua)

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.