topo
Espaço Gente
04/02/2012 12:01:37 - Atualizado em 04/02/2012 12:01:37
Sucesso e Insatisfação

No texto anterior, refletimos um pouco a respeito da arte de saber persistir na busca da realização de sonhos e objetivos de vida, renunciando no dia-a-dia a pequenas coisas que venham a obstruir a concretização destes. Acredito, contudo, que tão importante quanto buscar e alcançar objetivos, seja também a tarefa de saber encontrar no cotidiano prazer nas pequenas realizações, aquelas que concretizamos diariamente. Falo de uma insatisfação patológica que percebo em muitas pessoas, fazendo-as mirar somente o futuro, perdendo a capacidade de perceber que "o presente nada mais é que o futuro do passado", portanto, muitas vezes repleto de grandes realizações um dia almejadas.

O sentimento de insatisfação é algo característico do ser humano. Certa dosagem de insatisfação é saudável e necessária, fazendo-nos sonhar, querer sempre progredir; traz-nos força, energia vital. A insatisfação torna-se patológica quando impede o sujeito de desfrutar as conquistas, colocando sua energia somente naquilo ainda não realizado. São aquelas pessoas que buscam alcançar alguma coisa e quando conseguem sentem a estranha sensação de não querer mais. Isto nos dá algumas pistas: algumas pessoas encontram maior gozo no "não ter" do que no "ter" alguma coisa.

O leitor deve estar se perguntando o porquê disto. Pergunta difícil de ser respondida, afinal, ao se tratar do ser humano, não existem manuais que consigam abranger toda gama de sentimentos e comportamentos com explicações únicas. Falo pela minha experiência e utilizando do saber centenário da psicanálise: existe certa dosagem de satisfação na insatisfação porque esta traz ganhos secundários importantes, como a possibilidade de requisitar algo do outro, causando a comoção e o cuidado por parte deste.

Talvez o gozo na doença sentido por muitas pessoas seja o melhor exemplo disso: estar doente na maioria das vezes é sinônimo de receber por parte do Outro o amor e a atenção sempre desejados, trazendo grande satisfação. Na maioria das vezes, portanto, não buscamos realizações, sucesso ou vitórias, buscamos reconhecimento por parte do Outro. Reflitamos: o que é o sucesso almejado por mim? É algo que realmente desejo ou algo desejado para mim por alguém? É a obra de uma constante insatisfação que me impede de perceber que já sou uma pessoa de sucesso?

A série de textos sobre o significado do sucesso continua na próxima semana.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.