topo
Espaço Gente
04/02/2012 12:03:19 - Atualizado em 04/02/2012 12:03:19
O Espírito Natalino derrubando o Pessimismo

Fenômeno interessante começa a acontecer em todo final de novembro: as pessoas, preparando as festividades do final de ano, começam a enfeitar os ambientes e também suas almas. Época boa para trabalhar (principalmente no comércio) e saudar dívidas contraídas durante o ano. Época que coincide no Brasil com o calor, a luminosidade e a beleza trazidos pela primavera e pelo verão: as pessoas saem de mais de casa, aproveitam os longos finais de tarde, encontram amigos. Ganhamos e gastamos mais dinheiro nesta época: o brasileiro recebe o décimo terceiro salário, mas acaba deixando grande parte dele no comércio, na aquisição de presentes, o que é algo perigoso, mas muito gostoso.

É mais fácil ser otimista nesta época do ano, afinal, todos os estímulos que chegam até nós são agradáveis. São sons, luzes e imagens trabalhando a nosso favor, a favor dos sentimentos de esperança, vida e isto tudo nos ajuda a acreditar em nós mesmos, na humanidade, espantar o pessimismo. Fica para nós, contudo, uma questão: como manter este otimismo durante todo o ano na concretização de projetos idealizados na época natalina?

Uma atitude imprópria do ser humano é manter sua motivação condicionada somente a fatores externos. Se assim ocorre, quando cessam os estímulos positivos exteriores, as festas, as confraternizações, as luzes, os sons e as imagens cativantes do natal, a tendência é realmente acabar a motivação e o ano novo que nasce ser igual ao que passou. Lembrando que motivação é tudo aquilo que motiva nossa ação, é importante que tenhamos também fatores interiores que nos motivem, é importante que antes de tudo exista desejo motivando nossas atitudes.

Entre neste espírito natalino! Deixe-se envolver pela beleza do Natal: sinta este ar novo, otimista. Aproveite as festas! Decore sua casa! Dê e receba presentes! Estes são fatores motivacionais externos importantes. Mas não esqueça de buscar motivação para o novo ano também dentro de você. Você já se perguntou o que você quer para o novo ano? E o que vai fazer para alcançar?

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.