topo
Espaço Gente
04/02/2012 12:03:51 - Atualizado em 04/02/2012 12:03:51
Espantando o Pessimismo

Ando assustado com uma onda que vem se levantando sobre as pessoas, os grupos e a nação como um todo: a onda do pessimismo. É uma onda terrível, perigosa, que destrói a esperança, o desejo de mudança e a crença num futuro melhor.

Tenho percebido que esta onda de pessimismo tem um ciclo que se inicia com a descrença das pessoas no governo, no estado, na nação. Em janeiro de 2003, quando o atual governo tomou posse, a onda do otimismo tomava conta do país, afinal, era a primeira vez que um operário assumia a presidência da republica. Quase dois anos depois, percebemos que as mudanças e o espetáculo de crescimento que esperávamos é gradativo e que devemos aprender a ter paciência. Começa então a subir a onda do pessimismo e as pessoas passam a ficar desacreditadas também do poder dos pequenos grupos, da força comunitária, da família, do poder da escola e da educação enquanto instituição de mudança.

E finalmente esta onda atinge o indivíduo. As pessoas passam a ficar descrentes de si e de seu poder individual para reverter situações pessoais cotidianas, para mudar o rumo da própria vida.

Percebemos, a partir do que já foi dito, o quanto uma crise nacional pode atingir os pequenos grupos e o indivíduo e o quanto ainda precisamos aprender a esperar, a lidar com mais paciência com as situações que, de imediato, não podemos mudar porque dependem de algo externo a nós ou porque são questões que normalmente só se resolvem a longo prazo (como a situação de crise que vive nosso país). Mas naquilo que nos compete, que está a nosso alcance, podemos assumir posturas diferentes. Para começar, podemos espantar a nuvem do pessimismo que paira sobre nossas cabeças, saindo de uma posição de descrença para uma posição de espera confiante.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.