topo
Espaço Gente
04/02/2012 12:05:28 - Atualizado em 04/02/2012 12:05:28
Responsabilidade Individual

Em meu último texto falei a respeito da influência do desejo e das expectativas dos pais na estruturação da personalidade dos filhos. Contudo, é importante tocar também na responsabilidade individual de cada sujeito ao receber e aceitar esta influência do Outro, seja este Outro a família, a sociedade ou quem quer que exerça poder e influência sobre o sujeito.

Fácil será se sempre jogarmos a responsabilidade dos fatos a algum Outro. Triste é porque este é um hábito constante que já entranhou na cultura nacional: o governo, o FMI e os políticos são os culpados pela miséria do povo e pela violência das ruas; na religião, a culpa pela entrada do mal no coração humano é do demônio revestido de serpente... Esquecemos que os governos são eleitos por nós e que, religiosamente falando através da ilustração bíblica, a serpente somente ofereceu, mas não obrigou a ninguém a comer a maçã.

É importante que cada sujeito se conscientize e exerça no dia-a-dia o poder de decisão individual que possui. Dos pais, que normalmente possuem grande poder e influência, é a tarefa de ensinar, desde cedo, as crianças a tomarem decisões, assumindo as responsabilidades pelas conseqüências destas.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Samir José
 
Não informado
Não informado
Não informado
Psicólogo
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.