topo
Diversos
04/02/2012 13:10:20 - Atualizado em 04/02/2012 13:10:20
Entrevista concedida por Pe. Sérgio ao jornal O REDENTOR da Paróquia Santo Afonso - Rio

Redentor: Qual a importância de São José para a vida do cristão?

Pe. Sérgio: Só o fato de José ter sido escolhido para ser o guardião de Maria e do menino Jesus, isso já é mais do que suficiente para todos os cristãos terem um especial carinho, respeito e devoção a São José. Mas não só isso: José é um exemplo vivo de alguém que é fiel a Deus em toda e qualquer circunstância, está atento aos sinais que Deus envia, não teme as dificuldades do caminho, vive na fé o seu cotidiano na família e no trabalho.

Redentor: Que valores São José apresenta para nossas famílias hoje?

Pe. Sérgio: Creio que um dos principais valores é não se deixar levar por uma primeira impressão sobre a realidade e o outro. Julgamos muito facilmente o outro e isso vai distanciando os corações. José, porque tinha um coração aberto, pôde receber o sinal de Deus que a criança sendo gerada no ventre de Maria era obra do Espírito Santo. José é ainda exemplo de como o cotidiano que todos nós vivemos na família, no trabalho, na freqüência à Casa de Deus pode ser saudável, alegre e cheio de pujança, quando se vive na fé, na humildade e no respeito ao outro. Algum de nós duvida que o cotidiano em que viveu Jesus era diferente disso? E diante das dificuldades se é mais forte quando não se está sozinho.

Redentor: O que o senhor mais admira na vida de São José e que carismas deste Santo destaca para a busca de santidade em nossos dias?

Pe. Sérgio: Seja fiel a Deus. Seja uma pessoa de "sonhos", aberta às revelações do amor de Deus em sua vida. Não tema os percalços do caminho; eles vêm, mas a vitória final está garantida para aquele que se apóia no Senhor. Tenha sempre um lugar para Maria em seu coração; acolha-a em sua casa, como fez José. Não veja o trabalho como um peso, mas como um caminho de realização; o fardo torna-se, assim mais leve. Saiba que mesmo aquilo que parece seco, como o bastão de São José, pode florescer em lírios de pureza, se é Ele que está diante de seus olhos. Saiba que o melhor em sua vida ainda está por vir: Deus prepara a eternidade para você.

Redentor: Como missionário Redentorista, tendo Santo Afonso como fundador da Congregação, faça um paralelo entre José e Afonso.

Pe. Sérgio: Os traços de José, já os destaquei acima. Creio que Afonso os viveu com muita proximidade: foi um homem que seguia as inspirações em seu coração e por isso fundou uma família religiosa, a Congregação Redentorista; Afonso colocou todos os seus dons a serviço e eles não eram poucos: poesia, música, pintura, oratória e uma alma transbordante de Deus; além disso, Afonso, como também foi José, não vivenciou esta realidade com orgulho, mas com total humildade e espírito de serviço. E, talvez o grande traço de José vivido por Afonso foi a justiça. Por ser justo, Afonso abandonou os tribunais em vista da justiça divina que sempre se exerce na misericórdia.

Redentor: O que significa celebrar São José em plena quaresma?

Pe. Sérgio: Na Novena de São José, aqui em Belo Horizonte, o tema que escolhemos foi "São José, referência de conversão". José é para nós alguém que não teme abrir mão de seus projetos pessoais em vista de um projeto muito maior que lhe é proposto por Deus e isso exige mudança de paradigmas, de direção de vida. E assim ele o fez. Também nós, se queremos viver o que Deus quer de nós, devemos nos converter para o Reino e pelo Reino de Deus.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Autor Desconhecido
 
não informado
não informado
não informado
Não possuímos informações adicionais sobre esse autor.
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.