topo
Diversos
04/02/2012 13:16:41 - Atualizado em 04/02/2012 13:16:41
Exaltação a Santa Cruz

Evangelho do dia: Jo 3, 13-17
Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo

A cruz é uma glória, não uma vergonha!


Moisés prefigurou a cruz quando crucificou a serpente para que fosse salvo, pela fé, aquele que, mordido pela serpente viva, olhasse para a de bronze. Na verdade, se uma serpente de bronze erguida deu a salvação, o Filho de Deus encarnado, preso à cruz, não a daria?

A salvação sempre veio pelo madeiro. Com efeito, no tempo de Noé, a vida foi conservada pela arca de madeira. No tempo de Moisés, ao ver o seu bastão, o mar intimidou-se diante daquele que o golpeava. Teve, então, tanto poder o bastão de Moisés e será ineficaz a cruz do Salvador? O madeiro, no tempo de Moisés, abrandou a água. E do lado de Cristo, a água correu sobre o madeiro. A água e o sangue constituíram o primeiro dos sinais de Moisés; o mesmo ocorreu no último sinal de Jesus. Primeiro, Moisés mudou o rio em sangue; Jesus, no fim, deixou correr de seu lado água e sangue.

A exegese dos Padres deu-nos a causa disso. Nos evangelhos é dupla a força salvífica do batismo. A primeira é dada pela água aos iluminados. A segunda, aos santos mártires, em tempo de perseguição, por seu próprio sangue. Do lado do Salvador saíram sangue e água para confirmar a graça na proclamação de Cristo: na iluminação, isto é no momento do batismo, ou no tempo do martírio.

Arma-te contra teus adversários em favor da própria cruz; estabelece a fé na cruz como um troféu contra os que a contradizem. Quando, pois, tiveres que discutir com os infiéis a respeito da cruz de Cristo, começa por fazer com a mão o sinal da cruz. O adversário, então, será reduzido ao silêncio. Não te envergonhes de proclamar a cruz, pois os anjos a glorificam quando dizem: Sabemos que procurais Jesus, que foi crucificado (cf. Mt 28, 5). A cruz é, com efeito, uma glória, não uma vergonha!

Autor: São Cirilo de Jerusalém 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Autor Desconhecido
 
não informado
não informado
não informado
Não possuímos informações adicionais sobre esse autor.
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.