topo
Inspiração
18/08/2012 19:40:05 - Atualizado em 18/08/2012 19:40:05
Uma reflexão sobre BONDADE!
“Sede bons, generosos e misericordiosos. Procurai que todo aquele que vier vos pedir ajuda, ao partir, se sinta melhor e mais feliz”. (Madre Tereza de Calcutá)

Quem tem bondade dentro de si, necessariamente exalará bondade. Ela transpirará por seus poros, gestos, olhar e simples presença. Quando estamos próximos de uma pessoa boa é como se tivéssemos chegado a um oásis, depois de uma longa travessia pelo deserto. E durante a vida a gente atravessa muitos desertos, alguns mais áridos e longos que outros. Até que, quando menos se espera, depara-se com alguém que é bom.

O encontro pode ser fruto de um conhecimento das rotas da vida em que você sabe que ao procurar aquele lugar ou pessoa, terá descanso, pois a bondade ali se manifesta como água refrescante e sombra de alento. Um encontro que até pode ser diário, fazendo sua alma provar a leveza, fortalecendo-a para continuar a jornada no confronto da sequidão do cotidiano.

Mas existem aquelas surpresas que nos advém gratuitamente: encontros rápidos, fortuitos, intensos, mesmo que não extensos. Alguns desses encontros de bondade você só irá perceber depois que passaram, pela marca de frescor e vigor que deixam em sua alma. Se a vida assim nos proporciona encontros de pura manifestação de bondade, ela também convida a nos tornarmos assim para os outros.

Há gente, no entanto, que, ao contrário de ser oásis, é uma caldeira fervilhante que queima quando alguém se aproxima. O pior é que algumas dessas queimaduras são bastante graves e deixam cicatrizes por muito tempo na vida daquele que nela encostou; outras podem acompanhar a pessoa até à morte.

Seria bom perguntar-se se você é um oásis de refrigério ou uma caldeira incandescente. Se assim está acontecendo, resfrie a cabeça, procure visitar algum oásis, estar com pessoas que são expressão de bondade e vá mudando o seu interior. Se suas palavras e seu jeito de ser “queimam” o outro, não tenha dúvida: mais cedo ou mais tarde, você acabará se queimando.

Ao vir alguém lhe pedir ajuda, seja um oásis ou, pelo menos, uma brisa de alento. Num dia muito quente, uma brisa – apenas uma brisa – faz uma grande diferença. Deu pra perceber que não é preciso muito para ser bom?

Afirme em seu coração: Sou grato por toda bondade!
Sou canal de bondade a quem me encontra!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.