topo
Quaresma S.Miguel
18/08/2013 21:55:33 - Atualizado em 18/08/2013 21:55:33
Quaresma de São Miguel - 2013
A Quaresma de São Miguel foi difundida através dos discípulos de São Francisco, que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas a São Miguel.

A Quaresma de São Miguel foi difundida através dos discípulos de São Francisco, que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas a São Miguel.

O que é necessário?

Um coração reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos. Após uma análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel (se puder, também de São Rafael e São Gabriel) colocando velas ou lamparinas bentas e flores para enfeitar o altar. Durante a quaresma, faça alguma penitência, abstinências e uma boa confissão. Faça seu pedido particular, principalmente pela libertação da família, quebra de maldições, de jugos hereditários, ocultismo e outras intenções.
Desenvolva um espírito de vigilância, como nos exorta Jesus no Evangelho. Leia diariamente a Bíblia, especialmente a Liturgia da Palavra (leituras da Missa) do dia.

Faça as meditações e invocações mencionadas abaixo, de 20 de agosto a 28 de setembro. No sábado, 28 de setembro, participe conosco da VIGÍLIA DOS ARCANJOS, das 22h às 06h. No domingo, 29 de setembro, celebre a Festa dos Santos Arcanjos, participando da Santa Missa, às 17h. Em nossa Igreja da Glória!

Todos os dias:
- Acender uma vela benta;
- Oferecer uma penitência;
- Fazer o sinal da cruz;
- Rezar as orações e invocações indicadas e outras conhecidas, como a Ladainha de São Miguel.

Nosso caminho:
Faremos nosso caminho com os Nove Coros da Hierarquia Angelical. Para tanto me basearei no texto atribuído a São Dionísio, chamado de “o areopagita”. Segundo a tradição, São Dionísio foi discípulo de São Paulo, que ministrou a ele os primeiros conhecimentos dos mistérios divinos. Encontramos a respeito dele uma referência nos Atos dos Apóstolos: “Assim saiu Paulo do meio deles. Todavia algumas pessoas, agregando-se a ele, abraçaram a fé; entre as quais foi Dionísio, o areopagita...” (At 17, 33-34). Ele teria sido assim, o primeiro ateniense convertido por São Paulo e foi o primeiro bispo de Atenas. A sua obra teve grande impacto em toda a Igreja, sobretudo após a divulgação que se iniciou em meados do século V. Em sua teologia transparece uma forte formação filosófica imbuída do pensamento neoplatônico. Os textos em itálico correspondem a São Dionísio.
A cada dia uma invocação será feita para que você possa entrar em comunhão com os Nove Coros Angelicais. Reze a invocação muitas vezes durante o dia. Mantenha seu espírito elevado. Faça essa experiência com nossos “irmãos espirituais” e experimente o fluir da vida divina, vindo a você até mesmo nos detalhes. Os Anjos se mostram nos detalhes!

 

Meditações e orações para a QUARESMA DE SÃO MIGUEL

 

1º Dia: A Primeira Hierarquia
“Todos os nomes atribuídos às inteligências celestes designam capacidades para eles receberem a semelhança divina. A primeira hierarquia é a mais sublime de todas e graças a sua proximidade com Deus recebe, primeiro que as outras, as aparições Dele e os seus nomes revelam o modo como se ligam a Ele.” Nessa primeira Hierarquia estão os Santos Serafins, Querubins e Tronos.
INVOCAÇÃO: Santos Serafins, Querubins e Tronos,
intercedei por mim e por todos por quem oro!

2º Dia: Santos Serafins, iluminai!
“Os Serafins têm como qualidades especiais o movimento perpétuo em torno dos segredos divinos; o calor, a profundidade, o ardor de um constante movimento que não conhece diminuição; o poder de elevarem eficazmente as suas semelhanças aos que lhes são inferiores, comunicando-lhes o mesmo ardor, a mesma chama e o mesmo calor. Eles têm o poder de purificarem a evidente e indestrutível aptidão para conservarem a sua própria luz, o seu poder de iluminação e a faculdade de abolirem todas as trevas.”
INVOCAÇÃO: Santos Serafins, iluminai meus caminhos!

3º Dia: Santos Serafins, purificai!
INVOCAÇÃO: Santos Serafins, purificai o que, em mim, me separa de Deus!

4º Dia: Santos Serafins, vencei!
INVOCAÇÃO: Santos Serafins, vencei todo o poder das trevas!

5º Dia: Santos Querubins, ardei!
“Querubim em hebraico significa ‘aquele que arde’. Significa também ‘massa de conhecimento e efusão de sabedoria’. Os Querubins designam aptidões a conhecerem e a contemplarem a Deus; a receberem os mais altos dons da Sua Luz; a contemplarem na sua potência primordial o esplendor divino; a acolherem em si a plenitude dos dons que transmitem sabedoria e a comunicá-los em seguida às essências inferiores.”
INVOCAÇÃO: Santos Querubins, fazei arder em mim o Amor de Deus!

6º Dia: Santos Querubins, suscitai!
INVOCAÇÃO: Santos Querubins, suscitai em mim os dons do Espírito Santo!

7º Dia: Santos Querubins, comunicai!
INVOCAÇÃO: Santos Querubins, comunicai a sabedoria de Deus à minha alma!

8º Dia: Santos Tronos, equilibrai!
“Os Tronos, sublimes e luminosos, indicam a ausência total de qualquer concessão aos bens inferiores e a tendência contínua para os cumes. Isto sublinha bem o fato de eles nada terem em comum com o que lhes está abaixo. Eles indicam a sua infalível aversão a toda indignidade, a grande concentração de toda a sua capacidade para se manterem constante e firmemente perto do Altíssimo.  Recebem todas as visitações de Deus e têm o privilégio de servirem de assento a Ele e o seu zelo em se abrirem aos seus dons.”
INVOCAÇÃO: Santos Tronos, equilibrai o que está desequilibrado em mim!

9º Dia: Santos Tronos, concentrai!
INVOCAÇÃO: Santos Tronos, concentrai o que em mim está disperso!

10º Dia: Santos Tronos, servi!
INVOCAÇÃO: Santos Tronos, quero servir a Deus, como vós servis!

11º Dia: Segunda Hierarquia
“Abordaremos agora a segunda ordem das inteligências celestes iniciando-nos no conhecimento das Dominações, Virtudes e Potestades. Cada uma dessas denominações revela a forma própria de cada inteligência angélica de imitar e se configurar a Deus. Eis como a segunda hierarquia das inteligências celestes manifesta a sua identidade com Deus. É assim que ela se purifica, se ilumina e se aperfeiçoa, graças às iluminações divinas que lhe são transmitidas pelos membros da primeira ordem hierárquica.”
INVOCAÇÃO: Santas Dominações, Virtudes e Potestades, intercedei por mim e por todos por quem oro!

12º Dia: Santas Dominações, elevai-me!
“O nome das santas Dominações significa a elevação espiritual livre de qualquer compromisso terreno tal como convém a uma entidade incorruptível e verdadeiramente livre. Recebem, à medida das suas forças, a semelhança do Senhor e participam do princípio constante e divino de toda a Dominação.”
INVOCAÇÃO: Santas Dominações, elevai-me em meu caminho de fé!

13º Dia: Santas Dominações, libertai-me!
INVOCAÇÃO: Santas Dominações, libertai-me do poder das trevas!

14º Dia: Santas Dominações, fortalecei-me!
INVOCAÇÃO: Santas Dominações, fortalecei-me em minhas fraquezas!

15º Dia: Santas Potestades, revigorai-me!
“No que concerne às santas Potestades o seu nome indica uma vigorosidade corajosa em todos os atos pelos quais se configuram a Deus. Uma vigorosidade que exclui qualquer enfraquecimento de forças no recebimento das iluminações divinas que lhe é outorgada; uma vigorosidade que se eleva corajosamente até a imitação de Deus e que não abandona a ascensão à forma divina; seu olhar permanece rigidamente direcionado para a fonte de todo poder divino. Porque essa vigorosidade torna-se imagem do poder, do qual elas assumem a forma, ligando-se a Ele com todas as suas forças para fazer descer sobre as essências inferiores o seu processo dinâmico.”
INVOCAÇÃO: Santas Potestades, revigorai-me em todas as áreas de minha vida!

16º Dia: Santas Potestades, focai-me!
INVOCAÇÃO: Santas Potestades, focai meu olhar na eterna fonte divina!

17º Dia: Santas Potestades, impetrai!
INVOCAÇÃO: Santas Potestades, impetrai em minha vida um novo dinamismo!

18º Dia: Santas Virtudes, ordenai!
“O nome das Virtudes indica que ela tem o nível igual das Dominações e Potestades. Ela é disposta harmonicamente e sem confusão para receber os dons divinos. Ela indica ainda que o poder intelectual que lhe pertence é perfeitamente ordenado. Longe de abusar do seu poder, ela se eleva harmoniosamente para as realidades divinas. Conduz na sua bondade as essências inferiores. Imitando, tanto quanto pode, a virtude fundamental, que é a fonte de toda a virtude, sem deixar de difundi-la na medida de sua capacidade.” As Santas Virtudes são também conhecidas como “Autoridades”.
INVOCAÇÃO: Santas Virtudes,  ordenai em mim o que está confuso!

19º Dia: Santas Virtudes, confirmai!
INVOCAÇÃO: Santas Virtudes, confirmai em mim a autoridade espiritual que o Senhor me dá!

20º Dia: Santas Virtudes, suscitai!
INVOCAÇÃO: Santas Virtudes, suscitai em mim o que me torna capaz para viver com qualidade!

21º Dia: A Terceira Hierarquia
“Falta-me contemplar a terceira ordem que termina a hierarquia angélica e que se compõe de Principados, Arcanjos e Anjos.” Nesta hierarquia estão os Arcanjos venerados pela Igreja: Miguel, Gabriel e Rafael. Únicos nomes oficialmente aceitos pela Tradição.
INVOCAÇÃO: Santos Principados, Arcanjos e Anjos, intercedei por mim e por todos por quem oro!

22º Dia: Santos Principados, inscrevei!
“O nome dos Principados celestes significa que eles possuem na ordem sagrada um princípio e uma hegemonia de forma divina; que eles possuem, das potências de comando da mais alta conveniência, o poder de se converterem inteiramente ao Princípio que está acima de todo o princípio; de conduzirem os outros para eles com uma autoridade primordial e de revelarem o Princípio Divino de toda a ordem pela harmonia do seu comando.”
INVOCAÇÃO: Santos Principados, inscrevei em meu ser o Princípio a quem pertenço: Deus!

23º Dia: Santos Principados, convertei!
INVOCAÇÃO: Santos Principados, convertei meu ser na direção do céu!

24º Dia: Santos Principados, mostrai-me!
INVOCAÇÃO: Santos Principados, mostrai-me o caminho de uma autonomia servidora!

25º Dia: Santos Arcanjos, vinde!
“Os Santos Arcanjos têm o mesmo nível que os Principados celestes e formam uma única hierarquia juntamente com os Anjos. A ordem dos Arcanjos, graças ao seu lugar intermediário na hierarquia, participa nos dois extremos, uma vez que ela entra em comunhão com os Principados e com os Anjos. Em um dos extremos, ela participa no sentido de sua conversão ao Princípio Divino e lhe confere a unidade, graças aos poderes invisíveis da harmonização; no outro extremo, ela participa no sentido de também pertencer ao nível dos intérpretes. Recebe hierarquicamente a iluminação por intermédio das potências do primeiro nível transmitida aos Anjos e, por intermédio desses, transmitida a nós na medida em que cada um possa recebê-la, através dos segredos divinos.” Não existem apenas os Arcanjos revelados: Miguel, Gabriel e Rafael, mas outros tantos que também servem à soberania divina.
INVOCAÇÃO: Santos Arcanjos, vinde em meu auxílio!

26º Dia: São Miguel Arcanjo, defendei-me!
As Escrituras referem-se nominalmente ao Arcanjo São Miguel em quatro passagens: duas delas na profecia de Daniel (capítulos 10, 12, 13 e 21); uma na Epístola de São Judas Tadeu (cap. único, vers. 9) e, finalmente, no Apocalipse (12, 7-12). Significa “Quem como Deus”. É o protetor de Israel e guardião da Santa Igreja. Além disso, é aquele que nos assiste de forma especial na hora da morte e do juízo. Santo Afonso de Ligório foi um grande devoto de São Miguel.
INVOCAÇÃO: São Miguel Arcanjo, defendei-me no combate da vida!

27º Dia: São Miguel Arcanjo, guardai-me!
INVOCAÇÃO: São Miguel Arcanjo, guardai-me das ciladas e maldades do demônio!

28º Dia: São Miguel Arcanjo, precipitai!
INVOCAÇÃO: São Miguel Arcanjo, precipitai no inferno a satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas!

29º Dia: São Gabriel Arcanjo, revelai-me!
Gabriel, “aquele que está diante de Deus”, é o anunciador por excelência das divinas revelações: anuncia ao profeta Daniel o retorno do exílio do povo eleito; leva a Zacarias a notícia da iminente concepção do precursor do Messias. Depois é-lhe confiada a missão mais alta que possa ser dada a uma criatura: o anúncio, a Maria, da Encarnação do Filho de Deus. Gabriel significa “fortaleza de Deus” ou “homem de Deus”. Na Bíblia: Daniel 7, 13-15; 9, 24;  Lucas 1, 19.33. É o anunciador das alegrias de Deus.
INVOCAÇÃO:  São Gabriel Arcanjo, revelai-me Jesus!

30º Dia: São Gabriel Arcanjo, sede!
INVOCAÇÃO: São Gabriel Arcanjo, sede o portador das alegrias de Deus para minha vida e minha família!

31º Dia: São Gabriel Arcanjo, renovai!
INVOCAÇÃO: São Gabriel Arcanjo, renovai em mim um profundo amor à Nossa Senhora!

32° Dia: São Rafael Arcanjo, ministrai!
Rafael significa “Deus cura” ou “Medicina de Deus”.  É nomeado em um único livro da Escritura: o livro de Tobias. Ele próprio revelou sua elevada hierarquia, depois de ajudar o jovem Tobias, que cria estar em presença de um simples homem: “Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete (espíritos principais) que assistimos diante do Senhor” (Tb 12, 15).  Este insigne Arcanjo é protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes, anjo das famílias, sanador dos enfermos.
INVOCAÇÃO: São Rafael Arcanjo, ministrai a cura divina em mim e sobre aqueles que sofrem!

33º Dia: São Rafael Arcanjo, guiai-me!
INVOCAÇÃO: São Rafael Arcanjo, guiai-me em todos os meus caminhos!

34º dia: São Rafael Arcanjo, envolvei!
INVOCAÇÃO: São Rafael Arcanjo, envolvei minha família em vossa proteção e luz!

35º Dia: Santos Anjos, regei-me!
“Como já dissemos, os Anjos terminam e completam a regra das inteligências celestes, porque são eles que possuem entre elas o mais baixo grau da qualidade angélica e se nós os designamos por anjos é precisamente porque por seu intermédio se manifesta a sua hierarquia mais claramente aos nossos olhos.” “Anjo” significa mensageiro e não designa a essência de que são constituídos – são puro espírito – e sim a missão que desempenham. A festa dos Santos Anjos de Guarda acontece no dia 02 de outubro. (Ex 23, 20; Dn 6, 22; 10, 13-20; Sl 33, 8; 90, 11-12; Mt 18,10). Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90,11-12).
INVOCAÇÃO: Santo Anjo do Senhor, regei-me em minhas tarefas diárias!

36º Dia: Santo Anjo, acompanhai-me!
INVOCAÇÃO: Santo Anjo do Senhor, acompanhai-me na jornada desse dia!

37º Dia: Santo Anjo, consolai-me!
INVOCAÇÃO: Santo Anjo do Senhor, consolai-me nos momentos de tristeza e dor!

38º Dia: Santo Anjo, velai!
INVOCAÇÃO: Santo Anjo do Senhor, velai meu sono e minha vigília!

39º Dia: Santo Anjo, assisti-me!
INVOCAÇÃO: Santo Anjo do Senhor, assisti-me na hora derradeira de minha morte!

40º Dia: Invocação aos Nove Coros Angelicais
Brilhantes SERAFINS, eu vos chamo: circulai ao meu redor, trazei-me o amor.
Poderosos QUERUBINS, guardai a minha porta e removei de mim a rebeldia e o ódio.
TRONOS firmes, estáveis sejam meus caminhos; mantende-me seguro por terra ou por mar.
Eu vos invoco santas DOMINAÇÕES, líderes da verdade, para que eu seja justo em tudo o que faço.
Círculos de proteção das santas POTESTADES , ajudai-me a ultrapassar qualquer tempestade.
VIRTUDES milagrosas, pairai perto de mim e de tudo o que me rodeia.
PRINCIPADOS de Deus, trazei-me as mudanças necessárias e abençoai a humanidade.
Gloriosos ARCANJOS, mostrai-me o caminho para a paz e harmonia em cada dia.
ANJOS DA GUARDA, poder de Deus, abençoai-me com a vossa brilhante luz.

Amém.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.