topo
Campanhas
23/01/2012 20:24:37 - Atualizado em 23/01/2012 20:24:37
Clamor do Cenáculo
Aquela sala tornara-se especial: Cenáculo. Ali onde o dom do amor se comunicou na Eucaristia seria o lugar da cura, da comunicação íntima do Espírito.

Jerusalém. Ruas movimentadas. No meio de toda a agitação, uma sala grande mobiliada (Lc. 22,12). O mesmo lugar em que Jesus celebrou a última ceia com seus discípulos - a primeira missa da Igreja que estava nascendo. Os dias passaram desde aquela quinta-feira santa. Jesus consumou sua entrega na cruz. Ao terceiro dia ressuscitou e durante quarenta dias apareceu aos seus apóstolos falando-lhes das coisas do Reino (At. 1,3).

Aquela sala tornara-se especial: Cenáculo. Ali onde o dom do amor se comunicou na Eucaristia seria o lugar da cura, da comunicação íntima do Espírito. O Consolador prometido por Jesus ali estava preparando, curando, restaurando o coração de cada discípulo, preparando-lhes para o transbordamento em Pentecostes.

Suba as escadas daquela casa você também. Abra a porta daquela grande sala mobiliada. Una-se a Maria, a cheia de graça e aos apóstolos de Jesus. Esteja ali como um discípulo desejoso de ser revestido da Força do Alto (At. 1,8). Peça um coração de discípulo para escutar e anunciar (Is. 50,4).

Crie um clima introspectivo de oração. Acenda no altar de sua alma a "chama memorial" da fé e clame o Espírito Santo.

Essa Campanha de Oração poderá ser feita sempre que você quiser alcançar uma maior intimidade com o Espírito Santo e também renovar o seu Pentecostes pessoal.

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por vós, meu coração tem sede de vós. Só vós podeis saciar os meus anseios, só vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração.
Sim,
Meu coração é impuro, mas podeis purificá-lo
Meu coração é tenebroso, mas podeis iluminá-lo.
Meu coração é mau, mas podeis saciá-lo de amor.
Meu coração é triste, mas podeis consolá-lo.
Meu coração é fraco, mas podeis fortalecê-lo.
Meu coração é frio, mas podeis abrasá-lo.
Meu coração é terreno, mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
Meu coração é pecador, mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
Meu coração é inconstante, mas podeis torná-lo perseverante.
Vinde, pois, Ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de vosso amor!

 

1º Dia: Encontrando o Cenáculo

Leia em sua Bíblia: Lucas 27, 7-11 e Mateus 6, 6. Lembre-se: o Cenáculo é o seu interior. É necessário buscar esse espaço de recolhimento que de antemão já existia, pois o próprio Pai assim o dispôs. Mas é necessário que cada um encontre o seu espaço. Desligue-se das distrações, do que chama a atenção exteriormente e vá ao encontro do seu espaço interior. Ao final de sua meditação ore: - Senhor Jesus, ajuda-me a encontrar o meu cenáculo interior. Ajuda-me a entrar nele, mesmo em meio à agitação do dia-a-dia. Que eu faça do cultivo de minha vida interior uma prioridade. Batiza-me com teu Espírito Santo! Amém.

2º Dia: Subindo as escadas

Leia em sua Bíblia: Lucas 22, 12; Salmo 121 (em algumas bíblias é o Salmo 122). Subir sempre evoca na Bíblia um deslocar-se para estar junto de Deus. Subir as escadas poderia ser entendido também como "descer as escadas", no sentido de ir mais profundamente. Imagine você subindo degrau a degrau para aquele sala, o Cenáculo. Vá respirando profundamente com os olhos fechados. Cada degrau significa que você está mais interiorizado. Faça aí sua meditação. Depois ore: - Espírito Santo, Hálito de vida, como o ar que entra em meus pulmões, vem encher-me com tua Vida. Seja a partir do mais profundo de meu eu que eu viva. Ajuda-me a sintonizar-me profundamente com aquele lugar interior. Pacifica-me, Espírito Santo! Amém.

3º Dia: Entrando no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: 22, 13; Atos 1, 12-14. Lembre-se de voltar aos passos anteriores em sua meditação. Crie essa imagem mental para entrar no Cenáculo: encontrar, subir... Agora veja-se abrindo a porta e olhando o interior dessa sala que está toda mobiliada. É o seu interior cheio de vivências diversas. Coisas novas e velhas, alegres e tristes, claras e escuras. Tome consciência de seus sentimentos, do momento que você está vivendo agora. Sinta que aos poucos a luz do Espírito Santo começa a irradiar sobre seu interior. Deixe que ele vá curando, espalhando sua presença de luz. Faça sua meditação e oração pessoal. Depois ore: - Espírito Santo, reconheço tua presença em meu interior. Estás em mim e comigo desde meu batismo, mas muitas vezes tenho sufocado tua luz. Vem, irradia profundamente tua luz sobre todas as áreas de minha vida. Ilumina-me, ó Espírito de Luz! Amém.

4º Dia: Achando seu lugar no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: Lucas 10, 38-42; João 8, 37-39. Percorra os passos anteriores. Veja-se no Cenáculo, uma grande sala. Olhe e procure um lugar. Que lugar é esse? Não importa onde seja, mas é sempre necessário estar aos pés de Jesus. Não importa o chamado que você recebeu, o que você faz no seu dia-a-dia; importa sim estar na presença do Senhor, aos seus pés. É dele que brota a vida, o Espírito Santo que é a fonte a jorrar em seu interior. Faça sua meditação. Depois ore: - Jesus, aos teus pés, nesse Cenáculo de meu coração, quero fluir em tua presença. De ti brote a água da vida sobre meu ser, teu Santo Espírito. Sacia-me, Senhor, com teu Espírito! Amém.

5º Dia: Vigiando no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: Mateus 24,42 - 25,13. Não se esqueça de fazer o caminho percorrido até aqui, mesmo que rapidamente. Você está no Cenáculo. Ali é lugar de oração. Normalmente o grande símbolo de nosso estado de vigilância, é as vigílias que fazemos à noite. Por isso, seria bom que esse dia você fizesse ou na madrugada ou bem mais cedo, antes de você acordar. Imagine você com uma lâmpada de azeite acesa (você pode acender uma vela). Ore, peça, clame pelo derramamento do Espírito. Depois ore: - Pai amado e querido, através de Jesus nos veio a Promessa do derramamento do Espírito Santo. Renova nesses dias em minha vida e em toda a Igreja a unção de vigilância, para que nos mantenhamos despertos diante do torpor espiritual que envolve o mundo. Fortalece-me com teu Espírito, Senhor! Amém..

6º Dia: Descansando no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: Mateus 11, 25-30 Percorra os passos anteriores. Você está no Cenáculo. Hoje você é chamado a descansar diante do Senhor. Imagine-se ali no seu lugar no Cenáculo. Visualize Nossa Senhora próxima a você. Você irá meditar um pouco sentado ou de joelhos e depois fará a experiência de "deitar no colo" de Maria para que ela fale aos seus ouvidos sobre seu Filho Jesus e o Espírito Santo que ninguém como ela experimentou. Deite-se. Descanse não só o corpo, mas entregue todo o seu cansaço interior. Se possível coloque música ambiente bem tranqüila, de preferência instrumental. Depois ore: - Maria, tu experimentaste em teu Ser o poder e a doçura do Espírito Santo; tu conheceste como ninguém Jesus, teu Filho; tu mergulhaste nas profundezas do amor do Pai. Dá-me vivenciar esse momento de descanso, para que tudo eu entregue nas mãos providenciais do Pai. Maria, Esposa do Espírito Santo, roga por mim. Amém.

7º Dia: Um só coração no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: João 17, 20-26; Atos 2, 42-47. Os dias correm. Chega o momento de Pentecostes. Não se esqueça de retomar o caminho feito até aqui no seu interior. Uma das características da vinda do Espírito Santo é a unidade. Um dos principais frutos de Pentecostes é a unidade, mas ela também é exigência para que Pentecostes aconteça, "pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem". Você está no Cenáculo. Visualize Maria e os apóstolos ali reunidos. Sinta-se em comunhão com toda a Igreja e peça o derramamento do Espírito. Ore: - Senhor Jesus, Tu pediste pela união daqueles que haveriam de crer em Ti. Eu oro em comunhão com toda a Igreja. Renova em nossos dias Pentecostes. Que todos os crentes em Ti sejam revestidos do Poder do Alto para que teu nome seja anunciado com destemor. Também eu quero participar dessa porção dobrada do teu Espírito. Renova-me, Senhor, com teu Espírito! Amém.

8º Dia: Ungidos no Cenáculo

Leia em sua Bíblia: Atos 2, 1-13. Você fez um caminho interior até aqui. Se mais do que um rito externo, você tem desejado a experiência de Pentecostes, tenha certeza de que ela é sua, pois é desejo de Jesus nos encher com seu Espírito. Tome posse dessa herança. Visualize o que aconteceu naquele dia e que é para você hoje. Ore espontaneamente pedindo o Batismo no Espírito Santo. Ore: - Ó Espírito Santo, abro minha mente, meu coração, meu espírito, todo o meu corpo, tudo o que sou para que possas inundar-me. Vem com a força da tua graça. Dá-me os teus dons e que eu possa produzir frutos abundantes para o Reino. Eu agradeço por toda a obra invisível que aconteceu em mim nesses dias. Obrigado, Espírito Santo! Amém.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.