topo
Espiritualidade
09/09/2014 23:00:47 - Atualizado em 09/09/2014 23:00:47
O Essencial é a Relação
Entre a oração e ação, o essencial é a RELAÇÃO. É o que Jesus quis acentuar num costumeiro encontro com seus amigos Marta, Maria e Lázaro, em Betânia. Um lugar de ser, um lugar de descanso para o Mestre.

38Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. 39Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. 41Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.”

Do Evangelho de Jesus, segundo São Lucas 10, 38-42

Não existe oposição entre oração e ação. Ambas devem alimentar o que mais importa na vida: os laços que estabelecemos com os outros, assim com as pessoas, assim com Deus.

É o que Jesus quis acentuar neste Evangelho. Não é a suposta “oração” de Maria em contraposição à “ação” de Marta. Tanto a oração como a ação só encontram o seu sentido profundo à medida que relações significativas são fomentadas e nutridas.

Não é isso o que, de fato, vale a pena na vida? Não são apenas estes laços que permanecem no decorrer do tempo?

Examine o que você tem feito e olhe o que tem sido alimentado em sua vida. Pensamentos, palavras e atitudes sempre alimentam algo, nem sempre o que dá real significado em nossa vida.

Não perca tempo com aquilo que não o torna mais feliz, saudável e leve. Invista seu afeto apenas em relações que são referenciais em sua vida. Não gaste energia com aquilo que o consome, sem nada devolver a você.

Marque, em primeiro lugar, um encontro com você mesmo. Pode ser que alguém esteja em processo de divórcio com seu eu; e pior: pode até ser um divórcio litigioso. Daí, os estragos são enormes. É só observar as consequências para a saúde física e emocional. Aí estão as depressões e quadros de ansiedade que se alastram.

Gaste tempo com você; preste atenção ao que se passa em seu interior; faça uma faxina emocional e espiritual, tirando o que está consumindo seu coração. Nem sempre é fácil, nem sempre se consegue em dias ou meses; por vezes são necessários anos. Mas, se você não se colocar nesta tarefa não chegará nunca. Antes um passo dado que nenhum.

Marque um encontro com Deus. Na verdade, Ele já o fez com você há muito tempo, antes mesmo de você ser concebido. Não obstante, Ele continua a esperá-lo. E dirá a você o que Jesus disse sobre Maria: você escolheu a melhor parte, ela não lhe será retirada.

Firmar e confirmar os laços das relações que temos. Só assim há sentido na festa, na comida e na bebida colocadas à mesa, na música que embala os corpos. Quando se vive nesta qualidade de aliança, o tempo e a distância não podem roubar o que foi construído.

Lembremo-nos sempre: O ESSENCIAL É A RELAÇÃO!!!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.