topo
Campanhas
23/01/2012 21:13:49 - Atualizado em 23/01/2012 21:13:49
Campanha "40 dias no deserto com Jesus" de jejum e oração - 2006

"Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias" (Lc. 4, 1-2a)

 

Também nós queremos que o Espírito Santo nos conduza ao deserto. Em toda a tradição bíblica e também nos primeiros séculos da Igreja, o deserto é um lugar especial de encontro com Deus: "Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração" (Os. 2, 16).

Ir ao deserto com Jesus durante esse tempo de quaresma, ou outro tempo que você mesmo eleger (não necessariamente a quaresma), é nos colocarmos no firme propósito de termos um encontro com Deus e com nossa própria verdade. O deserto não é um lugar, mas uma disposição espiritual.

Os "demônios" que precisamos enfrentar estão, antes de tudo, dentro de nós. São nossos próprios traços de personalidade, inclinações, atitudes que precisam ser reconciliados ou até mesmo vencidos, exorcizados para vivermos debaixo da Vontade de Deus.

Essa batalhe se trava no decorrer de toda nossa vida. Sempre precisaremos de mudança, conversão. Ninguém se sinta pronto por ter percorrido um determinado trecho de sua senda espiritual. Sempre haverá a necessidade de se colocar novamente a caminho, de se confrontar, de mudar, de crescer. É tarefa de uma vida inteira.

É preciso ainda lembrar que sem a graça de Deus toda ascese (disciplina espiritual) é vã. A iniciativa é de Deus! É o Espírito Santo quem conduz Jesus ao deserto. "Porque é Deus quem segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar" (Flp. 2, 13).

ENTRANDO NO DESERTO

Entre no deserto! Mas entre com a determinação de abrir-se à Palavra e à Graça de Deus. Ninguém julgue estar pronto para essa empreitada por si mesmo. Não temos que provar nada a Deus. Não temos que "obrigá-lo" a fazer algo por nós, pois suas ações em nosso favor são sempre amorosas. O jejum é uma prática voltada para nosso crescimento e não para um Deus que exige sacrifício. Jesus já realizou o único e definitivo sacrifício, oferecendo-se por todos nós na cruz (Hb. 10, 10).

Os 40 dias nos lembram os 40 dias que Jesus esteve no monte das tentações, os 40 dias e noites em que Noé esteve na arca, os 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, os 40 dias que Moisés esteve na presença no Senhor. É tempo de buscar a Deus, de estar diante da face de Deus. E quem se coloca diante da face de Deus sempre sai iluminado: "Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante sua conversa com o Senhor" (Êx. 34, 29).

O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt. 6, 1-18, vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo. Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde ou para onde se vai. Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar temos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:

-> Estar com Deus:
-> Receber sua Palavra e alguma orientação concreta;
-> Interceder por alguém ou alguma situação;
-> Enfrentar satanás e suas tentações; etc...

UMA MOBILIZAÇÃO ESPECIAL

Nesse ano, em particular, estaremos voltados para A FRATERNIDADE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Dedique sua oração a orar para que nossa sociedade seja inclusiva daqueles que portam algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Purifique o seu olhar para respeitar as diferenças, sabendo que todos nós, sem exceção, somos especiais aos olhos de Deus, especialmente os que apresentam algum tipo de deficiência.

COMO FAREMOS NOSSO JEJUM?

Por quarenta dias, a contar do dia ,06 de março, somos convocados a um jejum parcial. Será um tempo maior de oração e dedicação ao Senhor.

Durante este tempo,evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades de nosso organismo (doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados). Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções:

-> Iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou
-> simplesmente cortar uma das refeições do dia.

Cuidado somente para não "descontar" na próxima refeição para compensar o que não foi comido. Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios, bem como aquelas com problemas de pressão alta, diabetes ou outro tipo de limitação de saúde ou restrição alimentar podem fazer jejum de televisão, conversas ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o jejum consta de algum sacrifício na alimentação.

ROTEIRO PARA A CAMPANHA "40 dias no deserto com Jesus" DE JEJUM E ORAÇÃO

A cada dia, quando você for oferecer seu jejum, reze a Oração da Campanha da Fraternidade desse ano:

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2006

Ó Pai de misericórdia,
nós vos louvamos e agradecemos porque,
pela morte e ressurreição de vosso Filho
e pela ação do Espírito Santo,
nos reconciliais convosco e entre nós.

Abri nossos olhos
para reconhecermos em cada ser humano
a dignidade de filhos benditos vossos.
Convertei nosso coração
para acolhermos a todos com amor fraterno,
de maneira especial as pessoas com deficiência.
Ajudai-nos a promover a autonomia
e a plena realização desses nossos irmãos e irmãs,
na família, na sociedade e na Igreja.

Ensinai-nos que o segredo da felicidade está em fazer o bem
e em partilhar alegrias e sofrimentos.
Tornai-nos solidários em relação às pessoas com deficiência:
que elas ocupem o centro de nossas atenções.
Ao lado delas estaremos mais perto de Vós
e receberemos muito mais do que oferecemos.

Ó Maria, Mãe querida,
Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas.
Confortai os que se dedicam com amor
àqueles que um dia, felizes,
nos receberão na casa do Pai.
Amém!

Medite, então o texto bíblico indicado. Lembro a todos que a numeração dos Salmos foi retirada da Bíblia da Editora Ave Maria. Em algumas Bíblias a numeração corresponde à edição hebraica e é a seguinte: o Salmo 31, é o 32. Veja a temática do Salmo e siga o roteiro.

Primeira Semana: Semana da Disposição Interior

1.º dia: 06/03 - Medite em Lucas 4, 1-13 e predisponha-se a confrontar o ter, o poder e o prazer.

2.º dia: 07/03 - Medite em Mateus 6, 1-16 e entre no "lugar oculto", onde só Deus vê.

3.º dia: 08/03 - Medite em Gênesis 7 e 8 e leve para a "arca do Senhor" você e sua família.

4.º dia: 09/03 - Medite em Êxodo 15 e exalte ao Senhor por sua libertação.

5.º dia: 10/03 - Medite em Oséias 2, 16-25 e deixe o Senhor lhe desposar e falar ao seu coração.

6.º dia: 11/03 - Medite em Deuteronômio 30, 11-20 e renove sua fidelidade ao Senhor.

7.º dia: 12/03 - Medite em Josué 3 e entre pela fé em Canaã, a terra das Promessas de Deus.


Segunda Semana: Semana do Perdão

8.º dia: 13/03 - Medite no Salmo 6 e clame a piedade do Senhor, entregando a Ele suas dores.

9.º dia: 14/03 - Medite no Salmo 31 e prove a felicidade do perdão de Deus em sua vida.

10.º dia: 15/03 - Medite Salmo 37 e abra todas as suas feridas à misericórdia de Deus.

11.º dia: 16/03 - Medite Salmo 50 e peça ao Senhor que lave e purifique seu coração.

12.º dia: 17/03 - Medite no Salmo 101 e renove sua confiança no Senhor que cuida de você.

13.º dia: 18/03 - Medite no Salmo 129 e experimente a obra libertadora da Misericórdia de Deus.

14.º dia: 19/03 - Medite no Salmo 142 e busque a direção de Deus em sua vida!


Terceira Semana: Semana do Coração Novo

15.º dia: 20/03 - Ore em Ezequiel 36, 26-38 e deixe Deus te dar um novo coração através do seu Espírito.

16.º dia: 21/03 - Medite em Lucas 15, 11-32 e volte-se inteiramente para o Pai que o espera.

17.º dia: 22/03 - Medite em João 5, 1-14 e banhe-se nas águas restauradoras de Jesus.

18.º dia: 23/03 - Medite em Jeremias 30 e receba a restauração do Senhor em sua vida.

19.º dia: 24/03 - Medite em Jeremias 31, 1-34 e reafirme sua Aliança com Deus.

20.º dia: 25/03 - Medite em Ezequiel 34, 11-31 e prove o pastoreio de Jesus em todo seu ser.

21.º dia: 26/03 - Medite em Colossenses 2, 8-23 e tome consciência da obra salvadora de Jesus.


Quarta Semana: Semana da Adoração

22.º dia: 27/03 - Medite o Salmo 32 e adore o Senhor por sua bondade.

23.º dia: 28/03 - Medite João 4, 19-24 e peça a graça de tornar-se um adorador em espírito e verdade.

24.º dia: 29/03 - Medite em Efésios 1, 3-14 e entoe um hino de adoração ao Senhor por sua Providência.

25.º dia: 30/03 - Medite em Efésios 3, 14-21 e bendiga o Senhor pela extensão e intensidade do Trono da Graça.

26.º dia: 31/03 - Medite Colossenses 1, 15-23 e celebre a glória de Cristo Jesus.

27.º dia: 1º./04 - Medite Hebreus 4,14 - 5,10 e aproxime-se confiantemente do Trono da Graça.

28.º dia: 02/04 - Ore Apocalipse 5, 1-13 e ofereça seu coração como altar de adoração.


Quinta Semana: Semana do Amor

29.º dia: 03/04 - Medite em 1 Coríntios 13 e comprometa-se a viver o dom maior do Amor.

30.º dia: 04/04 - Medite em 1 João 4, 7-21 e saiba que o Amor em primeiro lugar consiste em ser amado por Deus.

31.º dia: 05/04 - Medite em Lucas 7, 36-47 e experimente o Amor divino que tudo perdoa.

32.º dia: 06/04 - Medite em Mateus 18, 21-35 e exercite, no Amor, o poder do perdão ao outro.

33.º dia: 07/04 - Medite em Lucas 10, 25-37 e pratique o Amor através de um gesto de caridade.

34.º dia: 08/04 - Medite em Eclesiástico 6, 1-17 e alegre-se pelo Amor vivido na amizade.

35.º dia: 09/04 - Medite em Cânticos 3, 1-5; 8, 6-7 e seja a alma em diálogo de Amor com seu Amado.


Sexta Semana: Semana do Getsêmani

36.º dia: 10/04 - Medite em Lucas 19, 28-40 e entre em Jerusalém, comprometendo-se com Ele.

37.º dia: 11/04 - Medite no Salmo 21 e una-se a Jesus, o Servo sofredor por nossos pecados.

38.º dia: 12/04 - Medite em Isaías 50, 4-11 e contemple aquele que tudo sofreu por você.

39.º. dia: 13/04 - Medite em João 13, 1-15 e sente-se com Jesus à Mesa da Ceia Eucarística.

40.º dia: 14/04 - Medite em João 18, 1 - 19, 42 e acompanhe Jesus na sua entrega por você na cruz.


Estaremos entregando esse tempo de jejum e oração no Domingo de Páscoa, dia 16/04, na Missa das 11h30. É dia de júbilo! Jesus ressuscitou uma vez por todas por todos nós. Ele está vivo e nos faz vitoriosos em sua vitória. Aleluia!!! 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.