topo
Campanhas
24/11/2015 21:53:29 - Atualizado em 24/11/2015 21:53:29
Campanha DANIEL de Jejum e Oração 2015 - “SOB A GUARDA DOS ANJOS”

 

A passagem acima descrita, tirada do livro de Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia a dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos de “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos.

Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do Anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (vv. 13-22). Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu espírito a compreender, e em que humilhaste diante de Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim .” (v. 12)

Aleluia! Quando nós somos movidos pela promessa de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração. Neste momento em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvidas no céu.

Daniel dedicou 03 semanas completas (21 dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6,1-18 vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo. Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde vem ou para onde vai. Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar temos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:

  • Estar com Deus;
  • Receber sua Palavra e alguma orientação concreta;
  • Interceder por alguém ou alguma situação;
  • Enfrentar satanás e suas tentações;...

I - Como faremos nosso jejum?

Por três semanas (21 dias), a contar do dia 30 DE NOVEMBRO, somos convocados a um jejum parcial. Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor.

Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades de nosso organismo (doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados). Além disto, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções:

  • Iniciar a alimentação diária só a partir das 12 horas, ou
  • Simplesmente cortar uma das refeições do dia.

Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que não foi comido. Pessoas, que fazem uso de medicação, devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios, bem como aquelas com problemas de pressão alta ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, restrição alimentar podem fazer jejum de televisão, conversas ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o jejum consta de algum sacrifício na alimentação.

 

Roteiro para a Campanha “DANIEL” de Jejum e Oração
SOB A GUARDA DOS ANJOS

 

* Seleção de textos e comentários: Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R.

II - Motivação e sentido

Peça ao Espírito Santo que lhe revele qual será a motivação do seu tempo de penitência e conversão, além do propósito pelo qual você estará orando e pedindo a vitória de Deus.

A Campanha deste ano nos coloca em comunhão com os Anjos. Lembremo-nos que DANIEL foi guiado pelo Anjo do Senhor a fazer aqueles 21 dias de oração e jejum e, ao final, ele recebeu tremendas revelações, assim como foi um guerreiro naquela luta espiritual que se travou durante aqueles tantos dias.
Estes 21 dias prepararão você para as tantas meditações que fiz sobre os Anjos e que estarão na 2ª edição de meu livro NOS PASSOS DE MARIA, que será lançado ao final deste caminho espiritual.
Contemple estes homens e mulheres de Deus e experimente a guarda dos Anjos em todos os momentos de sua vida.
Proponho, pois, que seja esta nossa comunhão nos 21 dias de jejum e oração que faremos, preferencialmente, no Tempo do Advento, mas que também pode ser feita em qualquer época do ano.

 

III - Como vivenciar

Faça o oferecimento diário, medite no texto bíblico e procure manter seu espírito elevado durante todo o dia. Apresente diariamente suas intercessões. Viva este tempo muito próximo dos Anjos, invocando especialmente os Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.

IV - Oferecimento Diário da Oração e Jejum

 

Pai misericordioso que sondas todas as coisas e que vês o que está oculto, dedico este dia de oração e jejum para que eu possa entrar em comunhão profunda com teu amor. Inspira-me com tua luz, defenda-me com tua graça, santifica-me com teu Espírito. Possam me valer o preciosíssimo Sangue de Jesus, a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Quero  tornar-me uma sentinela em tua Obra, movido pela força de teu Espírito. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

V - Meditações

1º Dia: AGAR (Gn 16, 1-15)

“O Anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur...” (v. 7)

O Anjo de Deus sempre nos alcança, ainda que estejamos vagando por um deserto e no meio de todas as nossas controvérsias pessoais e relacionais. Você passa por um momento destes em sua vida? Entregue estas situações que podem ser suas ou de alguém que você conheça.
 

Interceda hoje: pelo conflito entre árabes (ismaelitas) e judeus

2º Dia: ABRAÃO (Gn 18, 1-15)

“Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra.” (v. 2)

Abraão tinha uma grande intimidade com os Anjos e, em diversos momentos, ele se refere a eles, depois desta visita de bênção à sua casa. A atitude de Abraão foi de abertura diante da promessa que o Senhor fizera. Sara duvidou. E você? Parece-se mais com Abraão ou Sara?
 

Interceda hoje: pelos que estão passando por crises de fé.

3º Dia: JACÓ (Gn 31, 1-21)

“Um Anjo de Deus, disse-me em sonhos: Jacó! Eis-me aqui, respondi.” (v. 11)

Jacó já havia tido uma experiência tremenda com os Anjos no sonho no qual viu uma escada que ligava a terra ao céu (Gn 28, 28, 10-28). Jacó colocou-se ao dispor do Senhor e seguiu o que Ele indicava. Renove sua disposição a seguir a vontade de Deus, dizendo: Eis-me aqui!
 

Interceda hoje: por todos os vocacionados na Igreja.

4º Dia: MOISÉS (Êx 14, 1-31)

“O Anjo de Deus, que marchava à frente do exército dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás; a coluna de nuvens que os precedia pôs-se detrás deles.” (v. 19)

O Anjo do Senhor vai ora à sua frente, para guardá-lo, ora atrás de você, para protegê-lo. Ele sempre está junto àqueles que temem o Senhor. Você pode não perceber que o Anjo de Deus “mudou de lugar”, mas ele está ali perto. Confie e siga, mesmo que o mar pareça não se abrir.

Interceda hoje: por aqueles que estão diante de grandes obstáculos.

5º Dia: BALAÃO (Nm 22, 1-41)

“Por que, disse o Anjo do Senhor, feriste três vezes a tua jumenta? Eu vim opor-me a ti, porque segues um caminho que leva ao precipício.” (v. 32)

Coisas acontecem com uma pessoa e ela começa a lamuriar, mas ali está agindo o livramento de Deus, pelas mãos de um Anjo. Não haja como Balaão. Certas intervenções divinas acontecem para nos livrar dos perigos e, especialmente, do precipício da condenação eterna.

Interceda hoje: pelos que passam por situações de perigo.

6º Dia: GEDEÃO (Jz 6, 11-24)

“O Anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro.” (v. 12)

Gedeão tinha a alma dos grandes guerreiros e visionários de Deus. O Senhor precisava da personalidade de um homem como ele para as batalhas que se seguiriam. Deus também diz a você: “vai com esta força que você tem” e vença todos os inimigos.

Interceda hoje: pelos que se sentem fracos e sem esperança.

7º Dia: ELIAS (1Rs 19, 1-8)

“Veio o Anjo do Senhor uma segunda vez e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer.” (v. 7)

Mesmo os servos mais dedicados podem desanimar e até mergulhar num profundo estado de depressão, como aconteceu com Elias. Mas Deus sempre envia um Anjo para ajudar o servo a recobrar o ânimo. Lembre-se: também você tem um longo caminho a percorrer.

Interceda hoje: pelos sacerdotes, religiosos e missionários abatidos.

8º Dia: TOBIT E SARA (Tb 3, 1-25; 12, 1-22)

“Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho. Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.” (12, 14s)

Os Anjos de Deus fazem convergir os fatos para que a bênção circule. Se você for, verdadeiramente abençoado, esta bênção certamente alcançará outros próximos a você. Abra-se à cura que Deus providenciou para sua saúde e sua vida familiar.

Interceda hoje: pelos enfermos e pelas famílias com problemas.

9º Dia: JÓ (Jó 33, 19-33) 

“Se perto dele se encontrar um Anjo, um intercessor entre mil, para ensinar-lhe o que deve fazer, ter piedade dele... sua carne retomará o vigor da mocidade...” (vv. 23-25)

E eu digo a você: um Anjo do Senhor está junto de você para interceder por você continuamente. Ele foi dado a você no momento de sua concepção e acompanhará você até à volta ao Pai. Não seja insensível diante de sua voz e presença. Receba hoje um novo vigor!

Interceda hoje: pelo Anjo de Guarda de alguém necessitado.

10º Dia: JUDAS MACABEU (2Mac 11, 1-12)

“Avançaram, pois, em ordem de batalha, com esse Auxiliar enviado do céu pelo Senhor misericordioso.” (v. 10)

Não só os fiéis, individualmente, têm o seu Anjo, mas também outras instâncias da sociedade e as nações. Quando lutamos em nome e pelas causas do Senhor, Ele envia estes divinos “Auxiliares” para combater ao nosso lado. Seja um intercessor, um guerreiro da oração.

Interceda hoje: por todos que se dedicam ao ministério da intercessão.

11º Dia: SIDRAC, MISAC E ABDÊNAGO (Dn 3, 1-50)

“Mas o Anjo do Senhor havia descido sobre Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo.” (v. 49)

Procure estar no centro da Vontade de Deus e confie que o Anjo do Senhor acampará ao seu lado, para guardar sua vida do fogo da provação. Mesmo nestas situações, faça como aqueles três jovens, louve e saiba que Deus não o desamparará.

Interceda hoje: pelos cristãos perseguidos e mortos no mundo inteiro.

12º Dia: DANIEL (Dn 6, 1-29)

“Meu Deus enviou seu Anjo e fechou a boca dos leões; eles não me fizeram mal algum...” (v. 23)

O apóstolo Pedro nos lembra que este leão, na verdade, é o diabo que anda rondando ao nosso redor, procurando a quem devorar, mas que a ele devemos resistir-lhe firmes na fé (1Pd 5, 8s). Foi o que fez Daniel. E como anda sua fé? Como você a nutre para que, sendo dom, ela cresça?

Interceda hoje: por todos que sofrem algum ataque de satanás

13º Dia: ZACARIAS (Zc 2, 5 – 3,10)

“O Anjo porta voz conservava-se imóvel, quando veio ao seu encontro outro Anjo.” (2, 7)

Há uma comunicação entre os Anjos e eles têm missões diferentes. Os Anjos não são onipresentes. Não obstante, poderem circular no mundo espiritual com rapidez, só Deus é onipresente e onisciente. Sendo assim, eles colaboram uns com os outros. Anjos estão ao nosso redor. Creia!

Interceda hoje: em comunhão com todos os Anjos e suas missões.

14º Dia: JOSÉ (Mt 1, 18 – 2, 23)

“... eis que o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.” (1, 20)

Gabriel foi o portador da mais plena e maravilhosa notícia que alguém e toda a humanidade pôde receber: o nascimento do Salvador, Jesus. Você participa desta Boa Nova, alegre-se, pois. Não fixe sua atenção em alguma notícia triste; ilumine-as com esta luminosa e transformadora nova.

Interceda hoje: pelos que recebem notícias tristes em que área for.

15º Dia: ZACARIAS (Lc 1, 5-23)

“O Anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.” (v. 13)

Trata-se de outro Zacarias que aquele do AT. Uma das comunicações mais frequentes dos Anjos do Senhor é esta “Não temas”. Você está vivendo alguma situação de medo em sua vida? Deixe que o Anjo do Senhor se apresente a você e diga: Não tenha medo! Você não está sozinho!

Interceda hoje: por todos que passam por diversos e terríveis medos.

16º Dia: MARIA (Lc 1, 26-38)

“Entrando, o Anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (v. 28)

Viva este dia em profunda comunhão com a Mãe Santíssima, Maria. Una sua voz à voz do Arcanjo Gabriel para saudar Maria. Ela é a Rainha de todos os Anjos. Procure rezar o Terço neste dia de hoje, também em desagravo por todas ofensas que Nossa Senhora recebe em nosso país.

Interceda hoje: por todas as mães, especialmente as que mais sofrem.

17º Dia: MARIA MADALENA (Jo 20, 1-18)

“Viu dois Anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras?” (vv. 12-13)

A alma de Maria Madalena estava tomada de tristeza, diante da morte de Jesus. Quando a tristeza está sob uma pessoa, ela fica, muitas vezes, impossibilitada de perceber a presença de Deus e de seus Anjos próximos a ela. Você chora por algo ou por alguém em sua vida?

Interceda hoje: por todos que estão tristes, angustiados, deprimidos.

18º Dia: PEDRO (At 12, 1-19)

“De repente, apresentou-se um Anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto.” (v. 7)

Quando um Anjo de Deus está perto, o ambiente, seja ele interno ou externo, sempre se enche de luz. O Anjo foi a resposta de Deus, diante da oração da Igreja que intercedia sem cessar por Pedro. Em suas necessidades, ore e saiba: Deus envia Anjos em resposta à nossa oração.

Interceda hoje: por alguma intenção pessoal que precisa da ação divina.

19º Dia: FILIPE (At 8, 26-40)

“Um Anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta.” (v. 26)

Deus tinha um plano na vida de Filipe e também na vida daquele eunuco. As duas histórias se encontraram por providência divina e ambas, de alguma forma, foram mudadas. O Anjo irá colocar pessoas no seu caminho que serão bênção naquilo que você precisar. Receba!

Interceda hoje: por todos os batizados, especialmente os desviados.

20º Dia: CORNÉLIO (At 10, 1-8)

“Cornélio fixou nele o olhar e, possuído de temor, perguntou: Que há, Senhor? O Anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de perfumes.” (v. 4)

Se você é fiel a Deus em suas orações, dízimos e ofertas, você pode ter certeza que eles serão levados a Deus pelos Anjos. Aquele Anjo que trouxe a mensagem divina havia, já, levado as boas ações de Cornélio diante da presença do Altíssimo. Assim será com você. Seja generoso!

Interceda hoje: por todos os nossos dizimistas fiéis.

21º Dia: JOÃO (Ap 1, 1-8)

“Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu Anjo, comunicou a seu servo, João.” (v. 1)

Neste último dia de nosso caminho espiritual, olhemos para o que virá. E o Anjo nos mostra que acontecerão tribulações, mas que o final da história será a recapitulação de todas as coisas em Cristo. Seja dócil, como foi o apóstolo João e você será guiado ao lugar de excelência: o Coração do Senhor!

Interceda hoje: por todos que fizeram conosco esta Campanha.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.