topo
Espiritualidade
19/01/2016 13:42:49 - Atualizado em 19/01/2016 13:42:49
A Hora!
Saber qual é a hora é a conjugação do conhecimento nascido da estratégia e a atenção constante aos fatores externos que são mutáveis.

 

Nem sempre essa clareza está em nós. Da precisão da hora depende a vitória em uma batalha e até mesmo em uma guerra. Daí, a importância da estratégia cuidadosamente calculada para se saber qual é a hora. A eficácia dessa estratégia não está apenas nos planos delineados, mas, sobretudo, na mente do estrategista e sua capacidade de perceber qual é a hora, quais sãos os seus recursos e com eles antecipar-se aos movimentos do inimigo, mesmo que isso implique em improvisar. Mas, mesmo a improvisação, não é irresponsável; é fruto do cálculo e da interiorização da estratégia.

Saber qual é a hora é a conjugação do conhecimento nascido da estratégia e a atenção constante aos fatores externos que são mutáveis.

Aquilo que se aplica à guerra, certamente aplica-se também às nossas vivências cotidianas. É necessário adquirir uma estratégia pessoal para saber lidar com a diversas situações que o dia a dia nos apresenta, não só aquelas conflitantes. Conflitos se aguçam ou oportunidades se perdem por não se discernir qual é “a hora”, pois “antes da hora, ainda não é hora e, depois da hora, não é mais hora”. De certa forma, podemos dizer que a hora é agora! Só importa saber: é hora de quê? De avançar ou recuar? De falar ou calar? De continuar ou parar?

Esta é a grande meditação que o capítulo 3 do livro do Eclesiastes nos traz e que eu procurei meditar em meu livro “Intimidade e Véus”. Creio que é uma dica para sua meditação nestes primeiros dias de um novo ano. As horas passam depressa e se você não fizer delas aliadas para seu crescimento e vitória, elas serão suas adversárias e poderão, até, devorar você.

Você está atento e consciente diante desta pergunta: agora é hora de quê? 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.