topo
Palavra do Pároco
14/08/2016 20:49:47 - Atualizado em 14/08/2016 20:49:47
Percepção e compreensão

Iniciei o mês de julho, pregando o XXV AVIVAMENTO ESPIRITUAL em Belo Horizonte, que teve como tema “Experimentar Deus na Montanha”. Junto com um amigo pessoal e de ministério, Pe. Gilson de Oliveira Filho, falamos sobre as doze montanhas bíblicas.

Ao pregar, uma das frases que ministrei e que ficou para mim foi esta:

- Sem percepção não há compreensão!

Creio que ela pode ser aplicada em todas as áreas de nossa vida. Perceber é notar, observar, escutar, estar atento. Quando, por exemplo, não percebemos o que o outro é, de fato, se não o olhamos atentamente, numa atitude de escuta e acolhida prévias, não vamos chegar a compreendê-lo. Resultado disto é um distanciamento nas relações, tanto na família como na comunidade e nos ambientes de nossa maior convivência.

Por este certo descaso diante de uma percepção mais profunda, é que crescem os conflitos e diminui a capacidade de amar e perdoar.

Não há vida de comunidade sem estes quesitos relacionais que o próprio Jesus nos deixou em seu Novo Mandamento – “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” – o senso de pertença eclesial arrefece e aumentam as dissoluções, as fofocas, a indiferença diante do que é comum. Uma boa ilustração bíblica sobre o que falo está na Parábola do Bom Samaritano em Lucas 10, 25-37.

Só que não se obriga ninguém a fazer este caminho. Creio que toda pregação e vida pastoral deveriam, em primeiro lugar, facilitar esta percepção.

Se você costuma dizer que não compreende uma pessoa ou como tal coisa se deu, esteja atento ao seu nível de percepção sobre o outro e a realidade que o cerca.

Que o Senhor abra nossos olhos para percebermos o que se passa ao nosso redor e que, assim, cheguemos a uma compreensão amorosa do próximo e da vida como um todo.

Peço, ainda, que esteja atento aos momentos comunitários que teremos. Participe ativamente, ajude no que for preciso e no que puder.

Saúde e Paz.

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.