topo
Palavra do Pároco
28/03/2018 20:04:21 - Atualizado em 28/03/2018 20:04:21
Viver a Semana Santa para dar sentido à “grande semana”, quando chegar a nós!
Nossa peregrinação pelo Caminho Quaresmal nos trouxe aqui: à Semana Maior de nossa fé! Podemos dizer que toda humana peregrinação nos leva a uma “grande semana” na vida: onde nos confrontamos com a verdade sobre nós mesmos

Nossa peregrinação pelo Caminho Quaresmal nos trouxe aqui: à Semana Maior de nossa fé! Podemos dizer que toda humana peregrinação nos leva a uma “grande semana” na vida: onde nos confrontamos com a verdade sobre nós mesmos; quando nos deparamos com as variadas experiências de dor, sofrimento; os laços que realmente mantemos e quais as pessoas significativas que permanecem próximas, quando todos se afastam; o que é essencial (e que pode ter sido preterido) e o que é secundário (e que talvez tenha se tornado prioridade na vida); o sorriso que demos e o abraço que negamos; o que se configura como morte, embora estejamos vivos e o que é pleno de vida, mesmo ao aproximar-se da morte. Enfim, entramos na “Semana Santa” para que, quando a “grande semana” (que nem sempre está condensada numa semana de sete dias) chegar, iluminemos todos os acontecimentos pela fé e possamos dizer: na dor, sou amado! Mesmo quando não entendo, sou amado! Mesmo perdendo, sou amado! Ainda que só se faça silêncio, sou amado! Não obstante não seja claro, fui trazido até aqui pelo amor, porque o amor é a origem e está no fim (finalidade) de minha vida, pois Deus é Amor!

Estou certo de que toda nossa ação pastoral, toda forma concreta de nos organizarmos como Igreja, só tem sentido se ajudarmos as pessoas, que se tornam dóceis à fé, a fazerem esta experiência e com mais um dado: a fraternidade exercida como caridade, especialmente junto aos que mais sofrem, como insistia São Leão Magno (século V), Papa e Doutor da Igreja. É a caridade o caminho seguro que nos abre e nos leva à Misericórdia de Deus.
Pensemos sobre isto, amada irmã e amado irmão. E como a Paixão nos leva à Ressurreição, ninguém se desespere diante dos problemas e da própria morte. Somos herdeiros de algo muito maior e o Espírito Santo nos levará a aprofundar o sentido da Ressurreição de Jesus. É o que proponho na Jornada Pascal “No Cenáculo” 2018, que estará à disposição de todos na Páscoa, e que nos orientará durante 50 dias, até Pentecostes.

Abençoada Páscoa a todos. Saúde e Paz!

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.