topo
Palavra do Pároco
24/12/2018 12:31:23 - Atualizado em 24/12/2018 12:31:23
Acolher o Mistério, acolher o outro!
A única forma de vivenciar real e profundamente o amor é na acolhida deste mistério que é puro dom. Amor não se compra, não se barganha, apenas se recebe.

A única forma de vivenciar real e profundamente o amor é na acolhida deste mistério que é puro dom. Amor não se compra, não se barganha, apenas se recebe. Por isso, falar de amor é remeter-se à acolhida. O amor é para ser acolhido! E quanto mais se acolhe, mais o amor ama em nós.

Dá pra perceber como Deus – Amor que é – não podia simplesmente “aparecer” no meio da humanidade, como uma visão ou um ser que se materializasse? Ele precisava ser acolhido, porque é Dom. Foi assim que apresentou-se a Maria e por ela foi acolhido o anúncio da vinda do Salvador. Quando a gente olha para o presépio, vê uma criança e seus pais. Um bebezinho precisa ser acolhido e cuidado. Deus que ama quer ser amado, quer inspirar amor. Por isso, se fez pequenino.


Amor e Acolhida, sendo inseparáveis no mistério de nossa fé, constituem-se pilares da vida cristã. Nós intuímos isso na Assembleia Paroquial, acontecida no início do mês. Percebemos que “acolher” é bem mais – mas bem mais mesmo – do que ter uma Pastoral de Acolhida na Paróquia; é um espírito que deve permear cada grupo paroquial, nossa forma de atendimento, nossas estruturas, nosso jeito de ser e de falar, nossa forma de celebrar cada um dos sacramentos. Porque o amor não cresce onde não há acolhida! Por outro lado, se este espírito de acolhida enraizar-se entre nós, será verdade o que um dos primevos escritores cristãos, Tertuliano, testemunha sobre como os primeiros cristãos levavam a sério o mandamento de Jesus (amai uns aos outros... nisto conhecerão todos que sois meus discípulos). Os pagãos, ao observarem as solicitudes mútuas, os cuidados mútuos entre eles, exclamavam, admirados: “Vede como eles se amam!”. Acolhimento! Esta será a prioridade pastoral para o Ano de 2019! Você ainda ouvirá e verá muito sobre isso!...


Por hora, acolhamos o Menino Deus que renasce mais uma vez entre nós. Acolhamo-nos uns aos outros, como exorta o apóstolo Paulo: “Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus” (Fp 2, 5).


Abençoado Natal
e um promissor Ano Novo a você e aos seus!

 

Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R.
www.padresergio.com
Facebook:  falecompadresergio@gmail.com
 

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.