topo
Espiritualidade
25/01/2012 18:33:10 - Atualizado em 25/01/2012 18:33:10
A Eucaristia e o Cenáculo
Na Espiritualidade "A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA", falávamos da importância de nos tornarmos pessoas eucarísticas, de como a Eucaristia está no cerne da vida cristã, de forma que não se pode compreender a Igreja sem a Eucaristia.

Na Espiritualidade "A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA", falávamos da importância de nos tornarmos pessoas eucarísticas, de como a Eucaristia está no cerne da vida cristã, de forma que não se pode compreender a Igreja sem a Eucaristia.

Agora quero convidá-los a prosseguirmos nessa reflexão, dizendo que a espiritualidade da Eucaristia é a espiritualidade do Cenáculo. Quer compreender por que Jesus nos deixou o dom da Eucaristia? Entre no Cenáculo! Percorramos os passos daquela que foi a primeira semana santa da história.

Jesus estava em Jerusalém. Ele sabia que iria ser entregue. Sabia que estava para doar a sua vida na cruz. Os discípulos sentiam a tensão crescer em torno deles. As autoridades religiosas da época tramavam contra Ele. Sua mensagem incomodava e a ambição e o legalismo falavam mais alto que a compaixão e o amor.

A Eucaristia é uma festa - Aproxima-se a festa da Páscoa. Encontramo-nos, então, em Lucas 22, 7-23. Jesus manda seus discípulos prepararem o lugar onde iriam celebrar a Ceia Pascal: "Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa" (Lc. 22,8). Ele lhes indica onde seria o lugar determinado. Eles vão e lá preparam cada detalhe. Dá para perceber que aquele lugar se tornaria especial. Uma festa torna-se especial não só quando acontece, mas já no seu preparo. Se o que irá ser celebrado é, de fato, importante para nós, procuramos olhar cada detalhe; a alma está ali se derramando no esmerado cuidado de quem prepara.

D mesma forma, o Cenáculo teve o toque dos discípulos. Certamente não era um lugar sofisticado, pois não tinham os recursos para tal, mas com certeza fizeram o melhor. Quem disse que para uma festa ser boa precisa de sofisticação? Ela precisa, isso, sim, de carinho, da simplicidade da alma que transborda de alegria e quer celebrar.

E os detalhes? - Se você quer ser uma pessoa eucarística começar com o preparo de sua alma. Cada missa é uma festa. Novamente você estará entrando no cenáculo para sentar-se à mesa com Jesus e com Ele cear. Será que é isso que acontece conosco? Preparamo-nos de fato para a grande celebração cristã? E nossas equipes de liturgia e até mesmo nós, padres, estamos dando o melhor? Vamos para a Ceia com aquele mesmo espírito que animou os discípulos a prepararem o ambiente da Ceia Pascal? Novamente digo que não é necessário sofisticação, mas na simplicidade é necessário dar e fazer o melhor. Por vezes percebemos um certo descuido e até descaso no ambiente em que a Ceia é celebrada.

Deixo para você refletir esse aspecto: como está meu preparo interior para celebrar a Ceia do Senhor? Como nós, Comunidade, zelamos pelo "cenáculo" onde será celebrada a Santa Eucaristia?

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.