25/01/2012 18:33:10
- Atualizado em
25/01/2012 18:33:10
A Eucaristia e o Cenáculo
Na Espiritualidade "A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA", falávamos da importância de nos tornarmos pessoas eucarísticas, de como a Eucaristia está no cerne da vida cristã, de forma que não se pode compreender a Igreja sem a Eucaristia.
Na Espiritualidade "A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA", falávamos da importância de nos tornarmos pessoas eucarísticas, de como a Eucaristia está no cerne da vida cristã, de forma que não se pode compreender a Igreja sem a Eucaristia.
Agora quero convidá-los a prosseguirmos nessa reflexão, dizendo que a espiritualidade da Eucaristia é a espiritualidade do Cenáculo. Quer compreender por que Jesus nos deixou o dom da Eucaristia? Entre no Cenáculo! Percorramos os passos daquela que foi a primeira semana santa da história.
Jesus estava em Jerusalém. Ele sabia que iria ser entregue. Sabia que estava para doar a sua vida na cruz. Os discípulos sentiam a tensão crescer em torno deles. As autoridades religiosas da época tramavam contra Ele. Sua mensagem incomodava e a ambição e o legalismo falavam mais alto que a compaixão e o amor.
A Eucaristia é uma festa - Aproxima-se a festa da Páscoa. Encontramo-nos, então, em Lucas 22, 7-23. Jesus manda seus discípulos prepararem o lugar onde iriam celebrar a Ceia Pascal: "Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa" (Lc. 22,8). Ele lhes indica onde seria o lugar determinado. Eles vão e lá preparam cada detalhe. Dá para perceber que aquele lugar se tornaria especial. Uma festa torna-se especial não só quando acontece, mas já no seu preparo. Se o que irá ser celebrado é, de fato, importante para nós, procuramos olhar cada detalhe; a alma está ali se derramando no esmerado cuidado de quem prepara.
D mesma forma, o Cenáculo teve o toque dos discípulos. Certamente não era um lugar sofisticado, pois não tinham os recursos para tal, mas com certeza fizeram o melhor. Quem disse que para uma festa ser boa precisa de sofisticação? Ela precisa, isso, sim, de carinho, da simplicidade da alma que transborda de alegria e quer celebrar.
E os detalhes? - Se você quer ser uma pessoa eucarística começar com o preparo de sua alma. Cada missa é uma festa. Novamente você estará entrando no cenáculo para sentar-se à mesa com Jesus e com Ele cear. Será que é isso que acontece conosco? Preparamo-nos de fato para a grande celebração cristã? E nossas equipes de liturgia e até mesmo nós, padres, estamos dando o melhor? Vamos para a Ceia com aquele mesmo espírito que animou os discípulos a prepararem o ambiente da Ceia Pascal? Novamente digo que não é necessário sofisticação, mas na simplicidade é necessário dar e fazer o melhor. Por vezes percebemos um certo descuido e até descaso no ambiente em que a Ceia é celebrada.
Deixo para você refletir esse aspecto: como está meu preparo interior para celebrar a Ceia do Senhor? Como nós, Comunidade, zelamos pelo "cenáculo" onde será celebrada a Santa Eucaristia?