topo
Espiritualidade
25/01/2012 18:35:05 - Atualizado em 25/01/2012 18:38:16
A Igreja Vive da Eucaristia
A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja.

Sua Santidade, o Papa João Paulo II, em sua Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, assim escreve já na introdução:

"A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: << Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo >> (Mt 28, 20); mas, na Sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança".


Assim como a Eucaristia dá ritmo aos dias da Igreja, guardando-a e alimentando-a de esperança até o encontro definitivo com seu Senhor, assim também confere esse mesmo ritmo libertador a cada fiel, impregnando-os de luz e de força para as lutas e desafios do seu cotidiano. Feliz é aquele que pode alimenta-se do pão do céu diariamente. Quantas pessoas poderiam participar desse momento, mas se omitem.

Como redentoristas, recebemos de nosso fundador, Santo Afonso, um amor especial à Eucaristia. Uma igreja redentorista é uma igreja eucarística. O Santo Padre continua na supracitada Encíclica (nº 25):

"Compete aos Pastores, inclusive pelo testemunho pessoa, estimular o culto eucarístico, de modo particular as exposições do Santíssimo Sacramento e também as visitas de adoração a Cristo presente sob as espécies eucarísticas.

É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jô 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Se atualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela << arte da oração >>, como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio!"

Twitter Facebook Orkut Messenger
Linked Yahoo Meme Google Buzz Delicious
mySpace Blogger Sonico Digg

Este recurso será liberado em breve. Aguardando validação do servidor.

dados do(a) autor(a)
Padre Sérgio
 
twitter.com/padresergioluiz
facebook.com/falecompadresergio
padresergio.com
Pe. Sérgio é sacerdote Redentorista. Atualmente pároco em Juíz de Fora na Igreja da Glória. Procura guiar o seu ministério levando as pessoas a experimentarem a...
12 últimas atualizações
Contato

Paróquia da Glória
Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória
CEP: 36036-050 - Juiz de Fora (MG)
Telefone: (032) 3215-1831
Siga-me nas redes sociais

Dados Técnicos

Este web site utiliza as tecnologias como HTM5 e CSS3 e é compatível com os seguintes navegadores:
Sistema web desenvolvido por:
Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.